Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do campus Ponte Nova participa do I CONPISUD

Estudante do campus Ponte Nova participa do I CONPISUD

publicado: 14/05/2018 11h15, última modificação: 21/05/2018 15h26

Entre os dias 08 e 10 de maio de 2018, o estudante do 3° ano do curso técnico integrado em informática do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, Iago Izidório Lacerda, participou do I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (CONPISUD), na cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro.

O CONPISUD é um evento promovido pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Sudeste do Brasil, representada por um conjunto de 11 instituições. A importância da realização do CONPISUD para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal.

O estudante Iago apresentou um banner do trabalho intitulado "TutorVirtual - Um ChatBot pessoal para auxiliar no processo de aprendizado do Inglês". O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa em andamento desde o ano de 2017 no campus Ponte Nova, orientado pelos docentes Saulo Henrique Cabral Silva e Rodrigo Mengali.

Confira o depoimento do Iago sobre a participação no congresso:

"O CONPISUD foi um congresso que, para mim, realmente fez valer o seu nome, pois eu não conseguiria descrevê-lo com nenhuma outra palavra além de “inovador”. Essa experiência realmente foi inovadora, me fazendo viver momentos que eu nunca pensei que viveria. É muito diferente estar entre pessoas extremamente interessadas em mudar o mundo ou pelo menos o pedacinho de mundo que eles conseguirem tocar com seus projetos. Falando nisso, no congresso, me deparei com muitos e muitos projetos, sendo cada um mais sofisticado que o outro, tendo modelos funcionais construídos com arduíno, sensores em tratores para regular a quantidade de agrotóxicos a ser aplicada, discussões sobre diversidade de gênero e sexualidade, análises do ambiente escolar, testes para definir qual é a equação mais adequada para descobrir o volume de um coração bovino, criação de termos químicos em libras, entre muitas outras maravilhas. Além do ganho de experiência, o congresso aumentou meu desejo de querer mais, querer ir além do que sou hoje, desejando estudar cada vez mais para que um dia eu possa ser como essas almas inteligentes e brilhantes com as quais tive contato. Espero realmente que novos momentos como esse surjam em meu caminho."

registrado em: