Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ponte Nova inicia obras do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio
conteúdo

Notícias

IFMG Campus Ponte Nova inicia obras do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio

publicado: 30/04/2025 12h05, última modificação: 30/04/2025 12h05

  O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ponte Nova dá início à implantação do seu Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio (SPCI). O projeto, cuidadosamente elaborado e licitado durante o ano de 2024, contou com o empenho conjunto das equipes do Campus e da Reitoria, marcando um avanço significativo tanto na observância das exigências legais quanto no fortalecimento das condições de segurança oferecidas à comunidade escolar.

A execução do SPCI é uma etapa obrigatória para obtenção do alvará definitivo de funcionamento, documento essencial para que instituições públicas e privadas operem regularmente. Esse alvará depende da adequação rigorosa das edificações às normas vigentes de segurança contra incêndios e pânico, estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Mais do que um requisito Legal, o principal objetivo do projeto é garantir a preservação da vida e a segurança dos usuários do campus. As ações previstas incluem a instalação completa de sistemas de sinalização de emergência, iluminação apropriada para situações críticas, extintores posicionados estrategicamente, hidrantes acessíveis e rotas de fuga claramente definidas e sinalizadas. Essas medidas proporcionarão condições mais seguras para estudantes, servidores, visitantes e proteção do patrimônio público diante de eventuais situações emergenciais.

A elaboração e coordenação do projeto estão sob a responsabilidade direta da Gestão do Campus Ponte Nova, que mantém um compromisso constante com o cumprimento rigoroso das normas técnicas e Legais vigentes. Para garantir a execução desse importante investimento, o campus recebeu uma emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Padre João. O apoio do parlamentar tem sido fundamental diante do contexto de restrições orçamentárias que afetam frequentemente as instituições federais de ensino.

Segundo a Direção Geral do campus, as obras de implantação do SPCI serão realizadas de forma planejada e criteriosa, com o objetivo de minimizar ao máximo os impactos sobre as atividades acadêmicas e administrativas cotidianas. A expectativa é de que todas as intervenções necessárias sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2025.

Com essa iniciativa, o IFMG Campus Ponte Nova reforça seu compromisso com a segurança institucional e a legalidade, avançando na regularização completa de sua infraestrutura física e proporcionando um ambiente ainda mais seguro e adequado para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais de toda a comunidade escolar.

                

Reunião da Gestão do Campus com o representante da empresa para início das obras.
Na foto: Sr. Marcondes Costa - Responsável Técnico da empresa TOTAL INSTALAÇÕES CONTRA INCÊNDIO LTDA,
Luciana Freitas - Fiscal do contrato, Luciano Espiridião - Diretor Geral

 

registrado em: