Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove Semana de Ciência e Tecnologia em Ponte Nova

IFMG promove Semana de Ciência e Tecnologia em Ponte Nova

publicado: 24/10/2016 12h10, última modificação: 24/10/2016 12h10

IFMG promove Semana de Ciência e Tecnologia em Ponte Nova

A comunidade escolar do IFMG Campus Avançado Ponte Nova realizou entre os dias 17 e 21 de outubro uma série de eventos que compõem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e teve como tema em 2016 as relações entre ciência e alimentação, sob o título geral de “Ciência Alimentando o Brasil”. O evento contou com grande participação dos alunos e da comunidade pontenovense e foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, o Uaitec e a Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

O Campus do IFMG em Ponte Nova recebeu pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas. Na abertura do evento, o Prof. Rodrigo Siqueira Batista, médico e doutor em filosofia, docente da UFV e da Faculdade Dinâmica de Ponte Nova, apresentou palestra de forma interdisciplinar sobre as relações entre física, química, biologia e filosofia. Também foram oferecidos minicursos e oficinas para os alunos dos cursos técnicos integrados do IFMG, tanto pelos docentes do Campus, quanto por pesquisadores de outras instituições, como o farmacêutico Henrique Gama Ker, pós-doutorando em Ciências Farmacêuticas da UFOP, que ministrou um curso sobre a produção de vacinas. Já o físico Arthur Matoso, pós-doutorando em Física pela UFMG, abordou questões ligadas à mecânica quântica.

A programação da Semana também contemplou o período da noite. Os alunos dos cursos técnicos subsequentes tiveram oficinas temáticas, coordenados pelas Professoras Wânia Cândida da Silva e Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci, ambas da Faculdade Dinâmica de Ponte Nova. O Gerente da Caixa Ecônomica Federal e membro da Academia de Letras de Ponte Nova, Luciano Scheick tratou de questões ligadas ao trabalho e ao mercado na atualidade.  Dois docentes do IFMG Campus Ouro Branco também estiveram em Ponte Nova para as atividades da Semana, num intercâmbio muito produtivo de experiências junto aos docentes alunos. Édilus Penido, da área de Informática, e Pedro Xavier, da área de Administração, abordaram algumas possibilidades em suas respectivas áreas, contemplando as turmas dos cursos técnicos de Informática e Administração.

Política e educação

Duas mesas de debates trataram da questão política no Brasil atual, com intensa participação dos alunos e dos docentes do Campus. Também foi apresentado durante a Semana o Projeto Novas Pontes, uma iniciativa dos próprios alunos, que visa promover reflexões sobre a educação e a sociedade no município de Ponte Nova.  No encerramento do evento, dois eventos abordaram a cidade de Ponte Nova. O Prof. Luiz Gustavo Cota, da Faculdade Dinâmica, apresentou a mesa “Pensando Ponte Nova; memória, história e contemporaneidade” tratando de aspectos históricos, sociais e culturais da cidade. Na noite da sexta-feira, a mesa sobre “Ciência e Cultura” na cidade contou com a participação de escritores pontenovenses e da região, como Marina Carvalho, Nilson Silva e Gilson José de Oliveira.

O objetivo geral do evento foi o desenvolvimento de reflexões e debates sobre temáticas diversificadas, envolvendo alunos, professores, pesquisadores e comunidade local. Para 2017, a expectativa é realizar a Semana de Ciência e Tecnologia já nas novas dependências do Campus, na antiga Estação Ferroviária, que já teve sua reforma e ampliação iniciadas. Assim, o Campus poderá receber mais participantes e ampliar cada vez mais as discussões e debates.

Vestibular 2017

Estão abertas as inscrições para o Vestibular e Processo Seletivo do IFMG Campus Avançado de Ponte Nova até o dia 17 de novembro. São oferecidas 40 vagas para o Curso Técnico Integrado em Administração, 40 vagas para o Curso Técnico Integrado em Informática, 40 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Informática e 40 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Administração. Para mais informações, acesse http://www.ifmg.edu.br/vestibular.