Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Modelo de cargos e funções para institutos federais é publicado no DOU

Modelo de cargos e funções para institutos federais é publicado no DOU

publicado: 23/04/2016 14h37, última modificação: 25/04/2016 17h01

Foi publicado, no Diário Oficial da União de 18/04/2016, o modelo de cargos e funções para os institutos federais. Esse modelo vem sendo adotado pelo IFMG desde o final do ano de 2015, tendo em vista que ele já havia sido apresentado pela Setec/MEC em reuniões do Conif, mesmo antes de sua publicação.

O novo quadro de cargos e funções (CDs e FGs) foi amplamente discutido no Colégio de Dirigentes, logo que a nova gestão do IFMG assumiu o mandato, em setembro do ano passado. Ressalta-se que apenas 03 dos 17 diretores presentes manifestaram as dificuldades que encontrariam para a implantação desse novo modelo, solicitando tempo para se ajustar à proposta apresentada. Diante da solicitação desses diretores, ficou acordado, à época, que os campi com funções acima do estabelecido teriam até dezembro de 2015 para se ajustarem ao modelo de cargos e funções propostas pelo MEC (ver modelo anexo).

O reitor do IFMG, prof. Kléber Gonçalves Glória entende que “o Colégio de Dirigentes foi favorável à adoção desse modelo proposto pelo MEC porque ele visa uma padronização e maior justiça na distribuição dos cargos e funções. Naquele período, foram ouvidas as colocações feitas pelos diretores cujos campi possuíam mais cargos/funções que o modelo apresentado, por isso foi dado um prazo para que os mesmos se ajustassem”.

Ele explicou, ainda, que no que diz respeito “aos cargos (docentes e técnicos administrativos) estabeleceu-se que seriam feitos os ajustes de maneira gradativa, à medida que novos cargos forem disponibilizados pelo MEC e que aposentadorias ou exonerações ocorram, buscando sempre o equilíbrio para evitar transtornos às atividades desenvolvidas nos campi”, conclui o reitor.