Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Estágio
conteúdo

Estágio

por aline.sima publicado 27/09/2023 15h34, última modificação 27/09/2023 15h34

De acordo com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, o Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (§ 2º do art. 1º da Lei 11.788/2008). Ele integra o itinerário formativo do(a) estudante e pode ou não fazer parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008). Nos casos em que o Estágio faz parte do PPC, ele é denominado de Estágio Obrigatório, caso contrário, de Estágio Não Obrigatório.

Os cursos ofertados pelo IFMG Campus Ribeirão das Neves não possuem, em seus PPC, a obrigatoriedade de realização de Estágio. Entretanto, a qualquer tempo, os(as) estudantes podem realizar estágios de caráter não obrigatório, bastando para isso, atenderem a três condições: estarem matriculados(as) nos cursos Técnicos Integrados, de Graduação ou Pós Graduação; estarem frequentes nestes cursos e; possuírem um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) assinado e válido com algumas instituição pública ou privada nas respectivas áreas dos cursos.

Para tanto, a Coordenação de Estágios do Campus mantém contato frequente com empresas conveniadas e agentes de integração para a divulgação das oportunidades (vagas) de estágios à comunidade acadêmica. Além disso, o(a) próprio(a) aluno(a) pode buscar as vagas nas mais diversas organizações através do contato pessoal ou acessar o site dos agentes de integração conveniados com o IFMG.

Para dúvidas e documentação de formalização de estágios, entre em contato com a Coordenação de Estágios pelo e-mail coordenacaoestagio.neves@ifmg.edu.br.

Abaixo, os seguintes Agentes de Integração podem ser acessados clicando nos nomes dos parceiros:

 

Rede de cooperação universitária mundial que conta com o apoio do Banco Santander por intermédio do Santander Universidades. Aproximadamente 800 universidades de 20 países fazem parte da rede. Os principais eixos de ação estão focados em orientação acadêmica, emprego e no suporte à transformação digital das universidades.

 

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais é o resultado da idealização de um grupo de empresários e educadores mineiros que se uniram para promover a inclusão de estudantes no mercado de trabalho, bem como a integração entre empresas e escolas.

Durante mais de quatro décadas ininterruptas em Minas Gerais, o CIEE / MG encaminhou cerca de meio milhão de estudantes para oportunidades de estágios nos níveis médio, técnico e superior.

 

IEL 

Presente em Minas Gerais desde 1969, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é a instituição da FIEMG que atua como interlocutora e promotora da interação entre empresas e centros de conhecimento em Minas Gerais. Sua missão é promover a competitividade da indústria mineira por meio de soluções em inovação, capacitação e interação entre empresas e centros de conhecimento, universidades e instituições de fomento.

 

Na qualidade de Agente de Integração, a Estagiar Serviços de Integração Empresa Escola atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do instituto do estágio, intermediando as relações entre o IFMG junto às pessoas jurídicas, de direito público e privado, doravante denominadas CONCEDENTES, para os procedimentos legais e administrativos relacionados à concessão dos estágios, em consonância com o que preceitua a Lei nº 11.788/08.

 

O Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (IPHAC) é um agente de integração de estágios que se diferencia do modelo convencional. Possui sistema que abrange em 360º os estágios e seus acadêmicos e atuando de forma personalizada e inovadora junto aos envolvidos.

 

Nube é uma das maiores corporações privadas de colocação de jovens no mercado de trabalho. Começou atuando como agente de integração entre estudantes, empresas e instituições de ensino. A partir daí, passou a oferecer vagas para aprendizagem, por meio de organizações parceiras.

 

 Portal com oferta de vagas nas mais diversas empresas.