Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG campus Ribeirão das Neves está presente em dois capítulos de livros de Psicologia Escolar
conteúdo

Notícias

IFMG campus Ribeirão das Neves está presente em dois capítulos de livros de Psicologia Escolar

por Gabriela Nunes publicado: 23/11/2018 16h51, última modificação: 23/11/2018 16h51

Você sabia que o IFMG campus Ribeirão das Neves está presente em dois capítulos de livros de Psicologia Escolar?

Durante o V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 14 e 18 de novembro de 2018, foram lançados os volumes 5, 6, 7 e 8 da coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”, organizado por Fauston Negreiros e Marilene Proença Rebello de Souza; editada pela EDUFPI – Editora da Universidade Federal do Piauí.

Na coletânea, no volume 6, o capítulo 8: IFMG campus Ribeirão das Neves se Familiarizando com a Apae” foi escrito pela psicóloga Listhiane Pereira Ribeiro e suas bolsistas Lavínia Gomes Doche de Andrade e Kamila Pacheco Louro Ferreira.  Este capítulo apresenta os resultados de um projeto de extensão que teve como objetivo aproximar o IFMG com a Apae do município, tendo como público alvo os familiares dos estudantes atendidos na Apae. A partir de um levantamento dos perfis dos participantes do projeto e de suas demandas, é que foram propostas as intervenções, ministradas interdisciplinarmente, valorizando os recursos humanos de que o campus dispõe e também parcerias estabelecidas com algumas unidades de serviço do próprio município. As atividades contemplaram temas que envolvem: relações humanas; saúde; direitos e deveres na deficiência intelectual; educação financeira; sinais e alertas para identificar e prevenir a violência, dentre outros. Trata-se de uma proposta que valoriza o empoderamento das famílias através do conhecimento.

 

Acesse aqui os volumes da coletânea:

VOLUME 05

VOLUME 06

VOLUME 07

VOLUME 08

 

Em 2017 o NAEE já tinha participado da mesma coletânea, no volume 2, com o capítulo 3: “Semana da Acolhida: relato de experiência de uma construção coletiva do IFMG campus Ribeirão das Neves”. Se você ainda não leu, dá tempo. Reveja em nossa página a notícia anterior, com os primeiros volumes da coletânea:

https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/naee-do-ifmg-campus-ribeirao-das-neves-participa-de-coletanea-sobre-praticas-em-psicologia-escolar