Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAEE do IFMG campus Ribeirão das Neves participa de coletânea sobre Práticas em Psicologia Escolar

por Gabriela Nunes publicado: 19/10/2017 12h53, última modificação: 19/10/2017 16h16

A psicóloga Listhiane Pereira Ribeiro, o Pedagogo Agnaldo Afonso de Sousa e a Técnica em Assuntos Educacionais Vanessa Ferreira da Silva, atualmente no campus Santa Luzia, publicaram um capítulo no volume 2 da coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”. O capítulo, que foi revisado pela Técnica em Assuntos Educacionais Ana Paula da Silva Rodrigues, apresenta a Semana de Acolhida no IFMG campus Ribeirão das Neves. Trata-se de um trabalho interdisciplinar que iniciou através da antiga Coordenação Pedagógica, e que atualmente é organizada pela Direção Geral. A Semana de Acolhida dos calouros e veteranos “é um espaço de acolhimento que favorece o sentimento de pertença, promove a reflexão sobre o fazer educativo, propicia o entendimento do perfil dos ingressantes no IFMG/RN e concretiza-se numa política de gestão da permanência”.

As psicólogas Rosalva Maria Martins dos Santos, do campus Betim e Gisele Baeta Neves, do campus Ouro Preto também tiveram capítulos publicados nesta coletânea.

Sobre a coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”

A coletânea foi organizada pelos professores Fauston Negreiros, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, e Marilene Proença Rebello de Souza, da Universidade de São Paulo-USP. O lançamento da obra com quatro volumes foi realizado oficialmente no XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, realizado no mês de setembro, na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Seu objetivo geral é apresentar contribuições teóricas e práticas sobre a atuação de psicólogos escolares em diversas regiões do Brasil, do ensino Tecnológico ao Superior, em especial na Rede Federal de ensino, apresentando um panorama sobre o que vem sendo desenvolvido, construído e efetivado pelos profissionais de psicologia escolar.

Acesse aqui os volumes da coletânea:

VOLUME 01

VOLUME 02