Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ribeirão das Neves inaugura prédio novo e Ambiente de Inovação

IFMG Campus Ribeirão das Neves inaugura prédio novo e Ambiente de Inovação

Inauguração do novo bloco didático possibilitou abertura de 80 novas vagas para os cursos técnicos integrados
por Alice Oliveira publicado: 17/01/2024 14h08, última modificação: 18/01/2024 12h35

A obra do novo Bloco Didático do IFMG Campus Ribeirão das Neves está sendo finalizada e a inauguração está prevista para o dia 06 de fevereiro às 15:00, aberta para o público interno e externo. O projeto do prédio estava em andamento desde 2020. A construção, que teve início no ano de 2022, será finalizada com o valor de R$ 6.395.908,87 sendo que, desse montante, restam R$ 106.463,30 (cento e seis mil quatrocentos e sessenta e três reais e trinta centavos) para os acabamentos.

O novo bloco didático representa um importante avanço para o Campus Ribeirão das Neves. O prédio também é um exemplo de sustentabilidade, com projeto de acessibilidade e sistema de reaproveitamento de água de chuva. Os dois elevadores garantem a acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O sistema de reaproveitamento de água de chuva é utilizado para irrigação e limpeza, o que reduz o consumo de água potável.

Características do novo bloco didático:

• Capacidade: 480 alunos
  • Tamanho: 2200 metros quadrados
  • Salas de aula: 10
  • Laboratórios de informática: 2
  • Características: projeto de acessibilidade com 2 elevadores e sistema de reaproveitamento de água de chuva

Histórico da obra

Ambiente de Inovação

O IFMG Campus Ribeirão das Neves irá inaugurar formalmente, no dia 06 de fevereiro, juntamente com o novo bloco didático, o seu Ambiente de Inovação, composto pelo Laboratório Ápice (Ambiente para Projetos de Inovação e Capacitação Empreendedora) e IFMaker.

O Ambiente de Inovação abrange um conjunto de espaços que visam promover o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, estimular o empreendedorismo inovador e gerar empregos e renda. No campus Ribeirão das Neves, foram alocados um total de R$38.140,00 para a realização da pintura e aquisição de móveis para compor o Laboratório Ápice e o IFMaker.

Laboratório Ápice, que já está em funcionamento desde 2023, juntamente com o IFMaker, terá sua inauguração na mesma data que culminará com a conclusão da reforma que está sendo realizada no local.

O IFMaker é um espaço que conjuga objetos físicos com softwares onde todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos consolidando a cultura mão na massa. É um espaço ideal para o desenvolvimento de artesanato, eletrônica, impressão 3D, marcenaria, metalurgia, robótica e o uso de máquinas CNCs. Já o Laboratório Ápice tem por objetivo promover a cultura empreendedora na comunidade de abrangência do Instituto Federal, incentivando estudantes, docentes, técnicos administrativos e empreendedores locais, através da promoção dos seguintes processos: Ideação, Coworking e Pré-incubação

Saiba mais sobre o Ápice no instagram oficial: @apice.ifmgneves

ápice

Mais 80 vagas para os cursos técnicos integrados

A inauguração de um novo bloco didático no Campus do IFMG permitiu a criação de duas novas turmas para os cursos de Administração e Informática. As vagas foram preenchidas por 80 alunos que estavam listados como excedentes desses cursos.

A abertura das novas turmas é uma importante conquista para os alunos que aguardavam uma oportunidade de ingressar no IFMG. O novo bloco didático também representa um avanço para a instituição, que poderá ampliar a oferta de vagas e melhorar a infraestrutura para o ensino.