Você está aqui: Página Inicial > NOSSOS CURSOS > Nível Técnico - Ensino Médio > Técnico Integrado em Administração
conteúdo

Técnico Integrado em Administração

por ana.guimaraes publicado 03/06/2016 15h45, última modificação 07/11/2023 21h16
Coordenadora do curso: Profa. Me. Débora Silva Veloso Rocha. E-mail: coordadm.sabara@ifmg.edu.br
0 ícone adm.png Turno: Integral diurno
Duração: 3 anos
Vagas: 35
Ingresso: Processo seletivo de Vestibular, Transferência Externa e Interna                                                 


Apresentação:

O curso Técnico em Administração do IFMG campus Sabará, oferecido na modalidade integrado, tem por objetivo desenvolver pessoas com competências técnicas/profissionais e científicas/acadêmicas que lhe possibilitem apoiar os processos e as tomadas de decisões em diversas áreas da gestão em organizações, além de fomentar o empreendedorismo através de práticas que estimulem a inovação, criação de novos negócios e a geração de uma visão positiva de futuro para a comunidade sabarense e região.

Por se tratar de um curso integrado ao ensino médio, visa contribuir para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e obrigações, cujas atitudes sejam norteadas por critérios éticos e pelo respeito ao meio ambiente.

→ Projeto Pedagógico do Curso - 2017 

→ Matriz Curricular

→ Disciplinas e Carga Horária

→ Manual de Atividades Complementares (Atualizado em 11/01/2022)

 

Objetivos do curso:

• Objetivo Geral
As competências gerais do técnico em Administração envolvem ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

• Objetivos Específicos
- Desenvolver competências e técnicas gerenciais que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área empresarial.
- Operacionalizar atendimentos, serviços e rotinas administrativas, dentro de organizações empresariais ou comerciais, utilizando instrumentos e meios tecnológicos disponíveis para a gestão organizacional.
- Desenvolver habilidade para utilização de recursos e ferramentas que permitam a melhoria dos processos e o alcance de objetivos organizacionais.
- Atuar como apoio na gestão financeira, tributária, contábil e de pessoal.
- Fomentar o empreendedorismo através de práticas que estimulem a inovação, criação de novos negócios e a geração de uma visão positiva de futuro para a comunidade sabarense e região.
- Desenvolver o espírito de liderança capaz de influenciar pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais.
- Contribuir para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e obrigações, cujas atitudes sejam norteadas por critérios éticos e pelo respeito ao meio ambiente.
- Preparar e favorecer para que o aluno continue sua formação acadêmica por meio do ingresso em cursos superiores, e para a preparação do ENEM.

 

Perfil Profissional:

O perfil do egresso dos cursos técnicos integrados do IFMG Campus Sabará deve ser pensado e construído com base nos quatro pilares da educação para o século XXI, de acordo com modelo proposto pela UNESCO, ou seja, deverá propiciar ao discente: I - Aprender a aprender; II - Aprender a fazer; III - Aprender a conviver; IV - Aprender a ser.

Em particular, o profissional concluinte do Curso Técnico em Administração, integrado, ofertado pelo IFMG Campus Sabará deverá ser capaz de atender ao perfil descrito para a função de Técnico em Administração, contemplada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no código de família número 3513. São títulos dessa família ocupacional: técnico em administração (código 3513-05); técnico em Administração de comércio exterior (código 3513-10); e agente de recrutamento e seleção (código 3513-15).

As competências gerais do técnico em Administração envolvem ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

Adicionalmente, conforme a CBO, o Técnico em Administração deverá: controlar as rotinas administrativas; realizar atividades em recursos humanos e intermediar mão de obra para colocação e recolocação; atuar na área de compras e assessorar a área de vendas; intercambiar mercadorias e serviços; e executar atividades nas áreas fiscal e financeira. O egresso do curso será um profissional capaz de: executar funções de apoio administrativo, tais como protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques; operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material; e utilizar ferramentas da informática básica como suporte às operações organizacionais. Nesse sentido, poderão executar funções inerentes ao Auxiliar de Administração (cadastrado na CBO sob o código 4110-05, similar ao Auxiliar de Escritório em Geral) e Assistente Administrativo (cadastrado no CBO sob o código 4110-10). 

 

Mercado de Trabalho:

Pretende-se formar Técnicos em Administração capazes de atuar em qualquer tipo de organização, dando apoio em qualquer atividade de gestão. Este profissional é direcionado a ocupar os cargos/funções como: Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar de Custos, Contabilidade, Finanças, Logística, Produção, Gestão de Pessoas, Marketing, dentre outros cargos técnicos associados à área de gestão organizacional.

 

Informações Gerais:

Modalidade/turno: Integrado/presencial/Integral diurno
Tempo de integralização: Mínimo: 3 (três) anos / Máximo: 6 (seis) anos                                       
Carga horária total do curso: 3.220 horas
Carga Horária Específica da Parte Profissionalizante: 1.050 horas
Título após a conclusão do curso: Técnico em Administração                                             
Duração do curso: 3 (três) anos
Número de vagas oferecidas: 35 vagas
Requisito: Ensino Fundamental completo