Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim alcança 2º lugar em eficiência acadêmica no IFMG

Campus Betim alcança 2º lugar em eficiência acadêmica no IFMG

publicado: 19/06/2020 14h22, última modificação: 01/07/2020 14h53

O Campus Betim alcançou o 2º lugar entre os campi do IFMG em Eficiência Acadêmica, publicado na Plataforma Nilo Peçanha (PNP) 2020 (ano base 2019), divulgada em 17/06/2020. A PNP reúne dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, abrangendo 658 unidades, 10.889 cursos e 1.023.303 matriculados.

A Eficiência Acadêmica é calculada pelo índice de concluintes, evadidos e retidos. Em Betim, alcançou 79,4%, atrás apenas do Campus Avançado de Ipatinga, que registrou 89,5%. Esse índice foi de 64,2% no IFMG como um todo. De acordo com a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMG, professora Jaqueline Oliveira, para ter maior eficiência acadêmica, a instituição deve ter maior percentual de concluintes e menor número de estudantes evadidos e retidos. Ou seja, além da qualidade do ensino, é necessário buscar formas de recuperar aqueles estudantes que estão com dificuldades, evitando a retenção, que é quando há atraso na conclusão do curso, e a evasão, que é quando o estudante abandona o curso sem concluí-lo. A diretora Jaqueline observou que o campus contou com a colaboração de todos os docentes e da equipe pedagógica para o aumento da eficiência acadêmica, principalmente na estratégia de recuperação paralela, que ocorre durante todo o processo formativo do estudante.

O Diretor-Geral Welinton Lopes destacou a melhoria da eficiência acadêmica do Campus Betim em um ano. "Em 2019, ano base 2018, ocupamos o 7º lugar entre as unidades do IFMG. Essa mudança então pouco tempo destaca o esforço conjunto da equipe do Campus Betim e das políticas de acompanhamento dos estudantes pela direção de ensino, coordenações de ensino e de curso, bem como o Núcleo de Apoio Educacional e NAPNEE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas".

O preenchimento da PNP é realizado anualmente pela Coordenação de Registro e Controle Acadêmico.

A PNP pode ser acessada por aqui: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html