Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta aberta à comunidade do IFMG Betim

Carta aberta à comunidade do IFMG Betim

publicado: 14/05/2019 15h38, última modificação: 14/05/2019 15h38
Carta aberta à comunidade do IFMG Betim

Caríssimas e caríssimos,

Informamos que no dia 15/05/2019 haverá uma paralisação das atividades do IFMG Campus Betim a favor da educação pública e contra o corte de 39%, anunciado pelo governo federal, no orçamento deste ano.

A seguir apresentamos com maiores detalhes os impactos negativos que o bloqueio de recursos orçamentários, imposto pelo Ministério da Educação, causará nas atividades em nosso campus.

De acordo com os informes da Reitoria (leia aqui), o bloqueio, da ordem de R$20,6 milhões, afetará o funcionamento regular da Instituição a partir de setembro deste ano. O corte destes recursos prejudicará a manutenção do prédio e várias atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre elas:

• Pagamento de contas de água, luz, internet e telefonia.

• Pagamento de trabalhadores terceirizados.

• Limpeza, manutenção e compra de produtos de higiene e limpeza.

• Compra de materiais para os laboratórios.

• Compra de papel e materiais para impressão.

• Visitas técnicas e trabalhos de campo dos estudantes.

• Participação em seminários, congressos e colóquios.

• Bolsas de pesquisa, extensão, monitoria e assistência estudantil.

• Formação e capacitação dos servidores.

O direito à educação pública e de qualidade é uma conquista recente e, ainda, não amplamente ofertada a todos os cidadãos. Nesse sentido, o bloqueio é um ataque a toda comunidade escolar, de modo que se torna imprescindível que todos nós assumamos a nossa responsabilidade na defesa da Educação Pública e de Qualidade!

Diante do quadro apresentado, estamos nos juntando à manifestação nacional que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 15/05/2019, às 9h30, na Praça da Estação, em Belo Horizonte e convidamos todos a se juntarem nesta nossa luta.

Servidores do IFMG, campus Betim