Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de Betim é uma das 7 do estado a se classificar para a final da Olimpíada de História

publicado: 29/06/2018 11h51, última modificação: 16/08/2018 10h29

O Campus Betim classificou uma equipe para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Entre mais de 14 mil equipes que iniciaram a competição, apenas 311 foram convocadas para a final, que será realizada em Campinas em 18 de agosto.

A  equipe convocada foi orientada pela Professora Rosalba Lopes, composta pelas estudantes Cecília Lorraine Santos Fernandes, Débora de Almeida Sampaio e Júlia Alessandra Oliveira Roncalle, todas do 1º ano do curso técnico em Química.

Em Minas Gerais, apenas sete equipes se classificaram. De acordo com o professor Lucas Pereira, a nota de corte para a etapa final foi de aproximadamente 3.600 pontos e várias equipes do Campus Betim alcançaram entre 3000 e 3400. A professora Martha Rebelatto observou que essa é a segunda participação do Campus Betim e a segunda classificação para a final. A professora Rosalba elogiou a metodologia adotada no campus, que promovia debates semanais sobre as questões propostas na competição, possibilitando às equipes um momento para discutir e refletir sobre a tarefa proposta.

Para a professora Rosalba, a participação dos estudantes de cursos técnicos nesse tipo de competição é muito importante, pois estimula a reflexão dentro da área de humanidades, contribuindo para a formação de um profissional mais completo, mais humano e ético, não se limitando aos aspectos técnicos.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em sua 10ª edição, atingiu recorde de inscritos e iniciou a primeira fase com 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros. Em Minas Gerais, foram registradas inicialmente 1.409 equipes. O Campus Betim iniciou a competição com 21 equipes, sendo que 13 se classificaram para a sexta-fase, que antecede a etapa final.