Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Betim é campeã da XVIII Jornada de Foguetes

Equipe do Campus Betim é campeã da XVIII Jornada de Foguetes

publicado: 05/11/2018 09h26, última modificação: 06/02/2019 10h00

Entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018, a equipe composta pelos estudantes do ensino técnico integrado Gabriel Filipe (Química), Gustavo Lima (Automação Industrial) e Vinicius Vertello (Mecânica), orientada pelo professor Bruno Pereira, participou da XVIII Jornada de Foguetes, ápice da XII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Realizada em Barra do Piraí-RJ, a Jornada de Foguetes reúne equipes de todo o Brasil que tenham alcançado 120 metros horizontais em lançamento de foguetes propelidos por uma reação química de bicarbonato de sódio e ácido acético a 4% (vinagre). Após se classificar para a Jornada com um lançamento de 138m, a equipe do Campus Betim atingiu 173 metros, o que a classificou como uma das campeãs da primeira turma.

Para Gustavo, a participação foi muito significativa, pois assistiram palestras e demonstrações de projetos de outros grupos. “Foi incrível participar, poder conhecer várias pessoas! A interação entre nossa equipe foi, sem dúvida, um momento que jamais vou esquecer”, comentou Gustavo. Já para Vinícius, participar dessa atividade foi enriquecedor, desde a construção da base de lançamento e do foguete, como também ao participar das palestras sobre “Astronomia e Aeroespacial”, o que aumentou o entendimento e interesse sobre esse assunto.

A equipe ressaltou que a união dos cursos foi essencial para projetar uma base de lançamento e um foguete capaz de atingir a maior distância horizontal possível. Partindo da construção inicial de base construída com canos de PVC e foguetes de garrafas PET, a equipe utilizou conhecimentos técnicos para aprimorar esse projeto. Os estudantes construíram uma base em aço, com estudo de dimensionamento e estruturação, garantindo maior estabilidade. Para o foguete, imprimiu as ogivas em plástico ABS e as aletas em PETG, diminuindo a resistência do ar e aumentando a estabilidade, refletindo no aumento do escoamento linear; determinou a quantidade de reagentes, evitando a formação de corpo de fundo; estruturou o disparo no momento de máxima pressão, com utilização de um gatilho e de um manômetro. Para o professor Bruno, essas soluções são fruto do trabalho coletivo dos estudantes, na tentativa de resolver um problema real, unindo a prática e a teoria.

O professor Bruno destacou que o desempenho da equipe reflete a qualidade do ensino oferecido pelos Institutos Federais, mostrando que o investimento nesse modelo vale a pena. Para Bruno, além de oferecer mão-de-obra para as indústrias, o Instituto forma cidadãos cientificamente enculturados e pertencente a esta sociedade tecnológica.

No ano passado, o Campus Betim foi vice-campeão da XI Mostra Brasileira de Foguetes.

Agradecimentos:
A equipe destacou o apoio que recebeu para participar da competição. Ao professor Thiago Merici, por acompanhar os lançamentos na etapa classificatória no Colégio Militar; ao professor Gabriel Almeida, da disciplina de soldagem, que permitiu que os estudantes desenvolvessem seu projeto de base metálica durante as aulas da disciplina, à professora Nara Nogueira, que doou a coleção de livros que foi rifada para aquisição do material necessário à construção de base e foguetes; ao aluno Gabriel Sales, do curso de engenharia mecânica no IFMG Betim, que colaborou e repassou os conhecimentos relacionados a impressão 3D e por fim, ao Campus Betim, que não mediu esforços para que a equipe pudesse participar. Destacaram, também, o Colégio Militar de Belo Horizonte, na figura da professora Magda Nunes e ao comandante dessa instituição, que permitiram e deram suporte estrutural e de segurança aos lançamentos classificatórios. Ao professor Leonardo Gabriel, do CEFET, e ao monitor Reis, pelo apoio e orientação a todas as equipes que participaram da etapa classificatória.

A Mostra Brasileira de Foguetes:
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas.