Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Betim vence II Olimpíada de Inovação do IFMG

Equipe do Campus Betim vence II Olimpíada de Inovação do IFMG

publicado: 20/06/2018 13h49, última modificação: 16/08/2018 10h29

A equipe SocioPrinter do Campus Betim foi a vencedora da II Olimpíada de Inovação do IFMG. A proposta da equipe de produzir impressoras de baixo custo para elaboração de material em braille foi avaliada por uma comissão julgadora, recebendo nota máxima nos quesitos impacto social e ambiental, além de notas altas em potencial tecnológico e mercadológico.

O protótipo apresentado pela Socioprinter é sustentável, pois utiliza componentes de impressoras descartadas e oferece uma solução mais acessível, uma vez que esse tipo de equipamento exige um alto investimento.

A equipe, orientada pela professora Michelle Mendes, foi composta pelas estudantes do técnico integrado Gabriellen Faria dias da Silva, Mileny de Abreu Gomes e Roberta Carolina Pereira Martins; e dos cursos superiores, Gabriel Costa Silva Sales e Cleiton de Oliveira Alves.

A professora Michelle destacou que as equipes classificadas na primeira fase participaram de um bootcamp, um treinamento imersivo, promovido pelo Sebrae, e que a participação nessa atividade contribuiu para a consolidação da proposta de negócio. Para o estudante Gabriel, o Pitch da fase final, uma apresentação objetiva do negócio para uma comissão julgadora, foi uma experiência diferenciada, que será muito útil na carreira profissional e acadêmica. Concordando, a estudante Mileny comentou que um dos avaliadores foi Conrado Abreu, sócio-fundador do MaxMilhas, que foi bastante rigoroso na avaliação do potencial mercadológico de cada proposta.

Entre as próximas atividades, a Socioprinter irá participar do Agita, uma plataforma para desenvolvimento de ideias de negócios promovida pelo SEBRAE, e já planeja melhorias no protótipo.

A professora Michelle destaca que o prêmio não é apenas da equipe, pois o projeto teve o apoio e colaboração de todo o Campus Betim, ela conta: durante o processo, tivemos a colaboração do professor Virgil Almeida e, um dia antes do Pitch na Reitoria, nós realizamos uma apresentação para os professores André Félix, Jaqueline Moura, Norimar Verticchio e Ricardo Lima. Os comentários e sugestões foram essenciais para o sucesso durante a apresentação oficial. Além disso, a equipe contou com o apoio de discentes, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados, que sempre estiveram dispostos a apoiar as atividades da equipe.

A Socioprinter receberá um prêmio de R$15.000,00 (quinze mil reais), dividido igualmente entre os componentes, pela vitória no concurso.

Olimpíada de Inovação

A Olimpíada de Inovação promove a competição entre estudantes do IFMG, estimulando o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico, bem como promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora.

Na primeira edição da Olimpíada de Inovação, em 2017, o Campus Betim foi a unidade com maior número de projetos inscritos.

Protótipo de impressora

Resultado da impressão