Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do PIC é selecionado para participar de treinamento para Olimpíada Mundial de Matemática

Aluno do projeto de extensão do Campus Conselheiro Lafaiete é o único mineiro selecionado para participar de treinamento visando as Olimpíadas Mundiais de Matemática
publicado: 20/06/2018 16h48, última modificação: 20/06/2018 16h59

O estudante Guilherme Carvalho Senra, participante do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), foi o único mineiro selecionado para participar do Treinamento Olímpico Intensivo, cujo foco são as Olimpíadas Mundiais de Matemática.

Guilherme, que tem 13 anos, foi premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e passou a frequentar o PIC no Campus Conselheiro Lafaiete, onde teve a oportunidade de participar da seleção do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e conquistou a vaga no treinamento.

O PIC oferece formação matemática a estudantes medalhistas da OBMEP, sendo desenvolvido no IFMG-Campus Avançado de Conselheiro Lafaiete com a coordenação do professor Wagner Monte Raso Braga, do Campus Betim. Os participantes do PIC recebem bolsas de Iniciação Científica Jr., patrocinadas pela CAPES, órgão de fomento vinculado ao MEC, em parceria com o IMPA e com a Coordenação Regional da OBMEP (MG 010), de Ouro Preto. Em 2018, o Projeto ganhou o reforço do professor de Matemática Daniel Hilário da Silva (Campus Conselheiro Lafaiete). Para o professor Wagner, apesar do pouco tempo de desenvolvimento no Campus Conselheiro Lafaiete, o projeto já demonstra extraordinário resultado, pois Guilherme foi o único mineiro selecionado para participar do treinamento no IMPA este ano.

Segundo Rodrigo Macedo, da Divisão de Programas de Extensão Acadêmica do IMPA, de um total 480 (quatrocentos e oitenta) alunos que participaram do teste de seleção para o treinamento da OBM/IMPA, foram selecionados apenas 14 (quatorze) com o melhor desempenho em todo o território nacional, dentre os quais está Guilherme. O treinamento ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 28/06 e 01/07.

(Com informações de Wagner Monte Raso Braga)