Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de palestra com professor americano

Estudantes participam de palestra com professor americano

Professor David Hite abordou o conceito de empreendedorismo social
publicado: 24/05/2018 11h17, última modificação: 28/06/2018 14h39

No dia 22/05 o Campus Betim recebeu a visita do professor americano David Hite, do Bluefield College, para palestra sobre liderança e empreendedorismo.

Em sua fala, o professor Hite explicou o conceito de Empreendedorismo Social, ou seja, oportunidades de negócios lucrativas e que promovem o desenvolvimento para a sociedade. Nesse sentido, abordou a busca por áreas que sejam economicamente rentáveis e ao mesmo tempo promovam a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida, a diminuição da desigualdade, entre outros aspectos.

O professor Hite também abordou o conceito japonês Ikigai, que significa “razão de ser”. O Ikigai busca identificar nosso propósito de vida, representando um equilíbrio entre quatro aspectos: o que você é bom em fazer; o que você ama fazer; o que você pode ser pago para fazer; e o que o mundo precisa. Esse profundo autoconhecimento pode contribuir para a identificação de uma oportunidade de negócio alinhada com o “ikigai”.

Para a estudante de química, Larissa Rabelo, a experiência foi proveitosa para ambas as partes. Tivemos uma conversa descontraída e pessoal; além de treinarmos nosso inglês com nativos, recebemos dicas sobre o mercado de trabalho e negócios, conhecemos um pouco sobre o universo de um colégio americano e falamos sobre a perspectiva deles sobre a educação brasileira, apontando, inclusive, pontos positivos. O estudante de mecânica Francelino Teles concordou, afirmando que a experiência foi enriquecedora. Ele comenta “confesso que no começo fiquei nervoso por ainda não possuir segurança na fluência do idioma mas em pouco tempo me senti muito tranquilo, principalmente por conta da segurança que o professor David e seu aluno passavam ao se comunicar conosco”.

Além das palestras, o professor Hite participou de uma reunião com professores do Campus Betim. Para o professor Evanilton Barbosa, esse tipo de iniciativa estimula o desenvolvimento do IFMG, pois promove a troca de experiências. O professor Maurício Monteiro comentou que uma das propostas do professor Hite é o estímulo à cultura empreendedora no ambiente acadêmico, uma habilidade que já está sendo desenvolvida nas disciplinas, mas que precisa ser consolidada no IFMG.

A organização da visita do professor Hite foi realizada pelo Campus Betim, em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter/Reitoria), como uma ação de internacionalização do IFMG.

O professor Hite veio a Betim acompanhado por um estudante do Bluefield College e essa visita foi viabilizada por vários Institutos. Após atividades em Ouro Preto, Betim e Reitoria pelo IFMG, o professor Hite visitará o Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).