Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de reunião com gestão do IFMG

Estudantes participam de reunião com gestão do IFMG

publicado: 23/05/2018 13h45, última modificação: 28/06/2018 14h39

Na sexta-feira, dia 18/05, o Campus Betim recebeu o “Reitoria Itinerante”, ação da reitoria que promove a visita de membros da gestão para reuniões nas unidades. A visita compreendeu três momentos: reunião com a gestão, reunião com estudantes e reunião com servidores.

A reunião com o segmento estudantil foi conduzida pelo Diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva, e teve a participação de representantes de turma e de membros do Diretório Central de Estudantes (DCE). Nessa reunião, o diretor Paulo explicou sobre a assistência estudantil no IFMG, enfatizando que essa área não se limita a concessão de auxílio financeiro, envolvendo também cultura, esportes, internacionalização e outros aspectos.

O diretor Paulo apresentou dados sobre a concessão de auxílio financeiro, explicando que os candidatos são classificados por critérios socioeconômicos. Em 2018, o Campus Betim recebeu 305 inscrições, sendo classificadas em: 15% como “Perfil A - Grande dificuldade”, 32% como “Perfil B - dificuldade”,  33% como “Perfil C - alguma necessidade”, 11% como “Perfil D - Pouca dificuldade” e 9% como “Perfil E - Nenhuma dificuldade”. Como 214 estudantes foram contemplados, pode-se inferir que praticamente todos os inscritos classificados como perfil A, B e C foram atendidos.

O diretor Paulo também explicou que o IFMG participará do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, recebendo recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. O PNAE prevê alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes. O projeto piloto no IFMG será realizado no Campus São João Evangelista, com posterior implantação nas demais unidades.

Os estudantes demandaram da Reitoria ações no sentido de divulgar mais a assistência estudantil do IFMG; melhoria da alimentação fornecida pela cantina; formação mais humana para os estudantes; promoção de eventos culturais e esportivos, principalmente no turno da noite, entre outros aspectos.

Os estudantes também reforçaram a necessidade da Reitoria Itinerante acontecer com mais frequência, melhorando o diálogo entre estudantes e instituição.