Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica regras do Processo Seletivo 2022

IFMG publica regras do Processo Seletivo 2022

Editais que foram publicados na última sexta-feira estão passando por retificação. Entretanto, permanecem os principais pontos quanto à seleção para alunos de cursos técnicos e superiores com entrada no primeiro semestre de 2022. Uma das novidades, este ano, é a inclusão de mais uma opção de avaliação para os candidatos a alguns cursos de graduação.

publicado: 27/09/2021 17h29, última modificação: 30/09/2021 19h40

O IFMG informa que os editais publicados na última sexta-feira, dia 24 de setembro, com as normas do Processo Seletivo 2022, estão passando por ajustes e, por esse motivo, foram cancelados. As maior parte das regras gerais do processo seletivo já divulgadas continuam valendo - a principal alteração prevista se refere à documentação para ingresso nos cursos técnicos integrados, que será atualizada no novo edital, além da ampliação do prazo para pedidos de isenção.

Regras gerais - Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.

Esta edição do vestibular oferece vagas em todos os 18 campi do IFMG. O sistema estará disponível para inscrições no período de 4 de outubro a 4 de novembro. O valor da taxa é de R$20.

CURSOS TÉCNICOS
São ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir o Ensino Fundamental até a data de matrícula) e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.

CURSOS SUPERIORES
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.
A seleção se dará de três formas:
1) Aproveitamento de notas do Enem
, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021).
2) Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente.
3) Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Atenção!

São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.

Editais

Em breve serão publicados os novos editais, com as regras completas do Processo Seletivo 2022/1, incluindo, também, número de vagas em cada curso, como funciona o sistema de cotas e todo o cronograma do vestibular.

Editais:

Cursos superiores: edital nº 54/2021, de 24/09/2021 (cancelado, aguarde nova publicação)

Cursos técnicos: edital nº 55/2021, de 24/09/2021 (cancelado, aguarde nova publicação)