Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Enem 2022

Inscrições abertas para o Enem 2022

publicado: 11/05/2022 09h00, última modificação: 11/05/2022 09h00

A partir desta terça-feira, 10 de maio, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo se encerra em 21 de maio. Para realizar a inscrição é necessário acessar a Página do Participante. A taxa de inscrição deste ano é de R$ 85 e poderá ser paga até dia 27 de maio. O IFMG utiliza o exame como uma das formas de selecionar novos alunos em seus processos seletivos.

Além do Pix e cartão de crédito, o pagamento da taxa também poderá ser feito por meio do boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e pago pelos não isentos em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios. Vale ressaltar que a participação no exame será garantida após a confirmação do pagamento da taxa.

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior já estão disponíveis na Página do Participante. É importante ficar atento, a aprovação dos pedidos de isenção não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante.

Atendimento Especial

O participante que precisar de atendimento especial deve solicitar no momento da inscrição e anexar o documento que comprove a necessidade do atendimento. Podem solicitar aqueles que possuem baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nome Social

Já os participantes que se identificam e querem ser reconhecidos pela sua identidade de gênero e que já possuem cadastro na Receita Federal poderão serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Para aqueles que não possuem o cadastro, é necessário realizar a solicitação, entre os dias 23 e 28 de junho, também na Página do Participante.

Realização da Prova

As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. No primeiro dia, serão aplicadas questões de múltipla escolha de linguagens e ciências humanas, além da redação. No segundo dia, será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.

Resultados

Os gabaritos das provas de múltipla escolha serão divulgados no Portal Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o terceiro dia útil após a realização da aplicação de todas as provas.

Os resultados individuais, para aqueles que realizarem as provas de modo impresso poderão ser acessados através da Página do Participante, mediante login com número de CPF e senha.

Página de inscrição do Enem 2022