Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim participa de Congresso na área de biodiesel

Professor do Campus Betim participa de Congresso na área de biodiesel

publicado: 05/12/2016 07h36, última modificação: 05/12/2016 07h37

No período de 22 a 25 de novembro de 2016, o professor Ronald Leite participou do 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e do 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, considerado o principal evento técnico científico da cadeia produtiva de biodiesel.

O professor Ronald teve 5 artigos aprovados no Congresso e realizou apresentação do trabalho “Potência e torque de um motor diesel alimentado com uso de biodiesel de óleo de macaúba”, considerado destaque pela Comissão Técnico-científica na categoria “Uso do Biodiesel”.

Para o professor Ronald, a importância do biodiesel na matriz energética brasileira vem crescendo a cada ano, possibilitando, entre outras coisas, a redução da necessidade de importação de diesel pelo país. Além disso, considera importante a possibilidade de geração de emprego e renda, principalmente para pequenos agricultores familiares do Brasil. Dentre os vários temas tratados durante o evento, o professor Ronald destacou as "Plano de Ação BioBrasil 2030 e o Programa de Testes e Ensaios com Biodiesel", "Biodiesel: nova opção de renda para o Semi-árido Nordestino" e "O Potencial Biotecnológico das Microalgas para a produção de biocombustíveis e bioprodutos".

Os congressos foram promovidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel em Natal-RN.