Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores da Rede Federal publicam artigo sobre a Covid-19 na Região Metropolitana de Belo Horizonte
conteúdo

Notícias

Professores da Rede Federal publicam artigo sobre a Covid-19 na Região Metropolitana de Belo Horizonte

O paper promove reflexões ao analisar fatos e dados histórico-territoriais, sobre os efeitos do distanciamento social direcionado e produz um monitoramento regional da pandemia no primeiro semestre de 2020.

publicado: 11/01/2021 09h02, última modificação: 11/01/2021 09h02

Docente do IFMG-Campus Betim Paulo Borges e outros dois professores de Geografia (Malena Nunes do CEFET-MG e Eliano Freitas do COLTEC-UFMG) em uma parceria interinstitucional, observaram a evolução da pandemia no contexto de seus centros de pesquisa, o que proporcionou uma publicação científica no Boletim Goiano de Geografia (Qualis/CAPES A1).

Ao longo do desenvolvimento das sociedades ocorreram pandemias que dizimaram milhões de vidas, provocando mudanças na ordem social, política e econômica em diferentes territórios. Nesse sentido, os autores exaltam a importância de estudos geográficos e buscam compreender como se deu a propagação da Covid-19 na Região Metropolitana de Belo Horizonte a partir de uma leitura de fatos como a Gripe Espanhola no início do século XX no entorno da capital mineira e ponderações sobre o espalhamento mundial de Sars-Cov-2 no primeiro semestre de 2020.

Foi possível produzir uma cronologia assertiva dos principais fatos da conjuntura de crise social e de saúde. As análises foram feitas a partir da produção de mapas, tabelas e gráficos sobre a distribuição dos leitos de UTI para COVID-19 à época; os casos confirmados; e a dispersão dos óbitos por município da RMBH, utilizando dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Conforme a publicação, também foram observadas ações dos diferentes entes governamentais no que se refere às políticas de combate à COVID-19. Isso remonta não só à interferência via decretos municipais no isolamento social mas também em abordagens distintas dentro de um mesmo contexto - metropolitano. Assim, o trabalho consegue produzir reflexões sobre (a falta de) diretrizes de integração na lógica emergencial regional e também estabelecer comparações da pandemia entre Belo Horizonte e seu entorno, o restante do estado, a federação e o mundo.

 Publicação: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/63845