Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sisu e Processo Seletivo 2023 (superior): matrículas e orientações
conteúdo

Notícias

Sisu e Processo Seletivo 2023 (superior): matrículas e orientações

publicado: 23/02/2023 11h13, última modificação: 13/03/2023 14h45

 

CRONOGRAMAS DE MATRÍCULA

Processo Seletivo (clique aqui) SISU (clique aqui) 

 

Orientações Gerais:

A matrícula será realizada de forma online em sistema desenvolvido pelo IFMG. Haverá atendimento presencial para os candidatos que necessitarem de apoio para esse registro (uso de computador e scanner). Não serão recebidos documentos por e-mail, envelope, whatsapp ou pessoalmente.

Tutorial para uso do sistema PDF (detalhado) | Tutorial em vídeo (simplificado) | 

Acesse aqui o sistema de matrícula

Documentos comuns a todos os candidatos:

  • Foto 3x4;
  • CPF próprio;
  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Passaporte. Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação.
  • Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
  • Autorização de Imagem e Voz (Anexo IV)
  • Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio.
  • Caso não tenha os documentos solicitados acima, anexar a Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência.
  • Os candidatos convocados devem ficar atentos aos documentos necessários para a matrícula, bem como os documentos específicos para aqueles aprovados pela reserva de vagas. A lista completa dos documentos exigidos está disponível no Edital (a partir da página 24).  Acesse aqui as explicações detalhadas sobre a documentação comprobatória de renda 

 

O candidato que se inscrever para as vagas destinadas aos negros (pretos ou pardos) ou indígenas - L2, L6, L10 e L14 - deverá passar por processo de heteroidentificação presencial (entrevista) complementar à autodeclaração realizada pelo candidato. Saiba mais sobre o processo de heteroidentificação aqui. 

 

Atendimento para apoio à matrícula:
Acesse aqui orientações detalhadas sobre a documentação de renda
Dúvidas referentes a documentação de renda (L1, L2, L9, L13): segunda a sexta, de 13 as 18h
Tel: 3532-5929 E-mail: servicosocial.betim@ifmg.edu.br

Dúvidas gerais e apoio presencial para preenchimento do sistema: segunda a sexta,  de 8 as 18h
Tel: 3532-5923 / E-mail: secretaria.betim@ifmg.edu.br

  

 Candidatos Excedentes

Os candidatos excedentes que desejam continuar a concorrer a possíveis vagas a serem ofertadas nas próximas chamadas devem preencher Manifestação de Interesse em período estabelecido no cronograma. A manifestação de interesse será realizada via formulário eletrônico.

As próximas chamadas serão realizadas considerando apenas os candidatos que manifestarem interesse, seguindo a ordem de classificação e modalidade de vaga escolhida no Processo Seletivo. O candidato excedente que não preencher o formulário está automaticamente eliminado do processo seletivo. 

Clique aqui para preencher a Manifestação de Interesse

 

Informativo aos estudantes: perguntas e respostas