Você está aqui: Página Inicial > Aberto Processo Seletivo para Transferência e Obtenção de Novo Título no IFMG Campus Congonhas

publicado: 13/06/2023 17h11, última modificação: 13/06/2023 17h11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Congonhas, está promovendo um processo seletivo para transferência e obtenção de novo título nos cursos oferecidos pela instituição.

Os interessados poderão se inscrever no período de 13 a 15 de junho de 2023, no Campus Congonhas, situado na Avenida Michael Pereira de Souza, no 3007, Bairro Campinho, Congonhas, Minas Gerais. As inscrições serão realizadas das 08h00 às 20h00.

O processo seletivo contempla diferentes modalidades de inscrição, conforme detalhado a seguir:

1. Transferência para mesmo curso ou cursos afins no âmbito do IFMG:
  • Os candidatos devem comprovar estar em situação regular no IFMG.
  • Apresentar boletim escolar ou ficha acadêmica.
  • Ementas das disciplinas cursadas no curso de origem.

1. Transferência para mesmo curso ou cursos afins de discentes oriundos de outras instituições de ensino:
  • Comprovação de estar o candidato em situação regular na instituição de ensino de origem.
  • Histórico escolar completo e atualizado do curso.
  • Ementas das disciplinas cursadas no curso de origem.

1. Transferência entre cursos distintos no âmbito do IFMG (reopção):
  • Comprovação de estar o candidato em situação regular no IFMG.
  • Boletim escolar ou ficha acadêmica.
  • Ementas das disciplinas cursadas no curso de origem.

1. Obtenção de Novo Título:
  • Diploma de curso superior registrado por órgão competente ou declaração de conclusão de curso superior.
  • Histórico escolar completo do curso superior.
  • Ementas das disciplinas cursadas no curso de origem.

Cada modalidade de inscrição possui pré-requisitos específicos, que devem ser atendidos pelos candidatos. Alguns dos pré-requisitos incluem estar em situação regular na instituição de origem, cursar no mínimo 60% da carga horária total do curso pretendido e não ter ingressado no IFMG Campus Congonhas ou no curso de origem por transferência externa, interna ou por obtenção de novo título.

As vagas disponíveis para o 2º semestre de 2023 estão distribuídas nos seguintes cursos: Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras e Bacharelado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. O preenchimento das vagas seguirá uma ordem de prioridade, contemplando transferências internas e externas, bem como obtenção de novo título.

A seleção dos candidatos será realizada pelas Coordenações dos Cursos, que analisarão a documentação apresentada e o rendimento acadêmico dos candidatos. Os critérios de classificação variam de acordo com a modalidade de inscrição, levando em consideração o rendimento global, coeficiente de rendimento do último semestre e o rendimento acadêmico.

O resultado deste Processo Seletivo Simplificado será divulgado a partir do dia 26 de junho de 2023
no sítio eletrônico www.ifmg.edu.br/congonhas.

Não deixe de consultar o edital para mais informações:

EDITAL 20/2023 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TRANSFERÊNCIAS E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

registrado em: