Você está aqui: Página Inicial > Estudo analisa o ensino contextualizado em ciências naturais em instituição federal de ensino

publicado: 02/05/2023 15h06, última modificação: 02/05/2023 15h42

Gustavo Osorio Aarão, aluno do curso de Licenciatura em Física do Campus Congonhas, juntamente com o Prof. Dr. Daniel Afonso de Mendonça Toledo, publicaram um artigo intitulado "Análise do ensino contextualizado em ciências naturais para alunos de uma instituição de ensino federal", aceito pela revista "Brazilian Journal of Development", classificada como B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação aos autores e eventos históricos relacionados às ciências naturais, e verificar se esse conhecimento está sendo transmitido de forma contextualizada nas salas de aula. A hipótese levantada é de que os alunos não possuam o conhecimento contextualizado necessário sobre os autores e temas que aprendem em sala de aula. Embora possam ter ouvido falar de alguns autores, eles não têm uma compreensão aprofundada sobre quem são e o que produziram. Essa deficiência pode afetar negativamente a motivação dos alunos para aprender ciências naturais, pois eles podem não reconhecer a relevância do conteúdo para sua vida cotidiana.

Para ler o trabalho na íntegra, acesse o link abaixo:

registrado em: