Você está aqui: Página Inicial > IFMG lança Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

IFMG lança Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

publicado: 06/03/2020 18h48, última modificação: 11/03/2020 15h42

Para elaborar seus trabalhos acadêmicos, os estudantes dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação podem consultar, a partir de agora, o Manual de Normalização - Edição 2020, lançado pelo IFMG. O documento tem como objetivo orientar e normalizar as publicações técnico-científicas no âmbito institucional. A publicação orienta como utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que são aplicáveis à produção de trabalhos acadêmicos, tais como monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios de estágio, atividades avaliativas, entre outros.

“Qualquer pesquisa, para ser desenvolvida, necessita de um projeto e de regras que a oriente. Ambos não podem garantir o sucesso da investigação, mas a inadequação ou a ausência de normas técnicas certamente podem levar ao insucesso”, afirma Rejane Santos, coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG. A normalização apresentada no manual tem como base as Normas de Documentação e Informação da ABNT 6023, 6024, 6027, 6028, 10520,14724, 15287 e outras.

Clique aqui para baixar o Manual de Normalização do IFMG

O livro tem 124 páginas e foi organizado e elaborado pelas bibliotecárias e bibliotecários da instituição. Para orientar melhor os estudantes e deixar as regras mais claras, foram incluídas figuras, modelos e exemplos práticos de tipos de formatação que devem ser utilizadas nos trabalhos acadêmicos. A versão lançada agora é a primeira edição, que poderá ser revista e aperfeiçoada, conforme as necessidades.