Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FACAP 2025: Cultura, Arte e Tradição no Coração de Lobo Leite
conteúdo

Notícias

FACAP 2025: Cultura, Arte e Tradição no Coração de Lobo Leite

De 6 a 10 de agosto, o distrito histórico de Lobo Leite, em Congonhas, se transforma em um verdadeiro palco a céu aberto para o FACAP – Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba. Com entrada gratuita e uma programação vibrante, o evento promete cinco dias de celebração da identidade regional por meio de shows, teatro, literatura, oficinas e muito mais! 🎶📚🎨
publicado: 31/07/2025 09h56, última modificação: 31/07/2025 09h59

Uma festa feita por muitos, para todos.
O FACAP nasce da força coletiva – reunindo o IFMG, a Prefeitura de Congonhas, a Produtora Movente e a comunidade artística da região, com patrocínio da LGA Mineração. O festival é um convite à valorização do patrimônio material e imaterial do Alto Paraopeba, com participação de artistas de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Ouro Branco.

A programação foi cuidadosamente desenhada para todos os públicos, com atividades que envolvem desde crianças até os mais experientes apreciadores da cultura. Entre os espaços que recebem as atrações estão o Restaurante Villa Lobos, a Estação Biblioteca, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade e a charmosa Praça da Matriz.

🎓 Muito além do entretenimento: formação e saberes locais
O FACAP também é um espaço de aprendizado e troca. Antes e durante o evento, serão oferecidas oficinas e minicursos gratuitos em temas como bordado, percussão, marketing para a economia criativa, idiomas voltados para o turismo e até a tradicional Bala de Amêndoas, com a mestra Dona Nega. As vagas são limitadas e abertas à comunidade.

📆 Destaques da programação:

🔹 Quarta (06/08) – Abertura com o curta "Uma passagem pela história" e show com UmDUOtro (Fred Santos e Vanessa Groehs) no Villa Lobos.
🔹 Quinta (07/08) – Exposição "Violas de Queluz", Encontro de Escritores, Cortejo Poético, corais e o som da banda Malditos.
🔹 Sexta (08/08) – A mágica Festa Enluarada traz Tuca Boelsums, Chico Lobo, Rafa Marinho e Nave do Cerrado.
🔹 Sábado (09/08) – Ritmo e resistência com Versos, Samba e Canção: Batalha de Rimas, Escola de Samba Rosa Imperial, ProfiSamba, Samba de Sinhá e Radicais do Samba.
🔹 Domingo (10/08) – Com o tema Álbum de Família, o encerramento reúne celebração religiosa, música lírica, teatro e shows com Faioli, Acawã, Vô Zito, Grupo Dendê e Maria Fllô.

🎉 Um festival que pulsa a alma do Alto Paraopeba
Mais do que um evento, o FACAP é uma experiência que fortalece vínculos, estimula a economia criativa e reconhece o território como potência cultural. Uma realização do IFMG, Prefeitura de Congonhas e Produtora Movente, com produção da Cria Produções Culturais e apoio da LGA Mineração, Vale, UFSJ e prefeituras parceiras.

👉 Acompanhe tudo pelo Instagram oficial e confira a programação completa.
Viva o FACAP! Viva a cultura que nos move!

Acesse o Instagram do evento

Clique aqui e confira a programação!

registrado em: