Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2ª Semana Integrada da Consciência Negra: veja programação completa
conteúdo

Notícias

2ª Semana Integrada da Consciência Negra: veja programação completa

publicado: 18/11/2022 10h26, última modificação: 18/11/2022 10h26

A II Semana Integrada da Consciência Negra do Instituto, com o tema "Por uma educação antirracista no IFMG", está sendo realizada em formato híbrido, incluindo atividades on-line e presenciais em sete campi: Ibirité, Ouro Branco, Bambuí, Ouro Preto, São João Evangelista, Betim e Sabará. Entre palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas, a expectativa é de que o evento atenda mais de 5 mil pessoas.

Por meio de ações acadêmicas, culturais e sociais, a proposta é atuar para a valorização da identidade e cultura negra, evidenciando o combate ao racismo e suas práticas, além de auxiliar na construção de relações étnico-raciais democráticas e respeitosas no IFMG e em escolas públicas de diversos municípios. "Para isso, foi construída uma agenda sistemática de atividades em alusão ao dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, buscando o fortalecimento da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito do IFMG", explica uma das coordenadoras, a profa. Samira dos Santos Ramos. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMG na contratação de palestrantes e bolsistas.

O evento reúne colaboradores nacionais e internacionais discutindo temas como identidade racial, pesquisa científica, etnomatemática, feminismo negro, branquitude, diplomacia, entre outros. Ainda há sessões de cinema, rodas de conversa e outras ações que promoverão o contato com a temática racial na instituição, buscando o seu conhecimento, fortalecimento e difusão. Não é necessário inscrição prévia para as atividades. Os interessados devem comparecer ao local no horário indicado - os certificados serão gerados a partir de listas de presença.

Confira a programação para os próximos dias

Data: 18/11 - sexta-feira

8h às 11h | 13h às 17h: Vidas Negras Importam
Coletivo Negro Òmìnira
Local: Campus Bambuí se desloca para CEMEI Criança Feliz - Tapiraí/MG.
O Coletivo Negro Òmìnira leva às escolas da região de Bambuí vivências sobre a importância da educação antirracista.

10h30 - Oficina de Maracatu de Baque Virado para iniciantes
Instrutor: Mestre de cultura Itamar Salviano Borges de Araújo (grupo Maracatrupe)
Local: Campus Ouro Preto

10h40 - Oficina de dança: Estilos Afro-brasileiros
Local: Campus Ouro Branco
Instrutor: Professor Leandro Soares Assunção Rafael (Projeto sociocultural Anjos d' Rua)
Sobre o instrutor: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão, da Faculdade de Educação da UFMG. Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Pensando a Educação Física Escolar, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Integrante do Observatório da Juventude, da UFMG. Trabalha como Co-coordenador do projeto de extensão Conexão Educação Física, do Centro Pedagógico da UFMG, como Professor do projeto sociocultural Anjos d' Rua e como professor do Colégio Loyola. Tem interesse nos seguintes temas: Recreio Escolar; Juventudes, Identidades, Cultura negra, Trajetórias escolares, Formação de Professores, Educação Física escolar, Inclusão e Lazer. 

13h- Visita guiada à Mina Du Veloso - Contribuições dos saberes africanos para a construção da cidade
Guia/educador: Luiz Cláudio Alves Viana (Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto)
Local: Ouro Preto
Sobre o guia: Doutorando e mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável / UFMG; bacharel em Turismo pela Ufop; Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (Famop) no Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto - gestão (2021 - 2023); Membro do Grupo de Pesquisa “Os (des) usos sociais da cultura e as práticas de hospitalidade dentre o turismo e a comunidade local” e do projeto de pesquisa “Turismo Cultural, Patrimônio e relações de hospitalidade em Ouro Preto (MG)”. Experiência em pesquisa de oferta e demanda turística, inventariado de atrativos turísticos, agenciamento e elaboração de roteiros turísticos e monitoramento Interno de atrativo turístico. Publicações sobre Patrimônio Cultural, Turismo Cultural e Turismo Étnico Afro.

18h40 - Palestra: Educação para as relações étnico-raciais na escola: concepções e práticas
Palestrante: Profa. Daise dos Santos Pereira
Local: Campus São João Evangelista

19h30 às 21h - Encontro aberto do Neabi Bambuí
Local: Campus Bambuí - Salão Nobre

Data: 19/11 - sábado

15h (2:00 pm/EUA) - Palestra: A Filosofia Ubuntu como ferramenta para superação dos problemas atuais enfrentados pela sociedade moderna (ênfase para o período Pós Covid-19 e em meio a Guerra da Ucrânia).
Local: Campus Ouro Branco - Atividade on-line com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro.
Palestrante: Professor Cheikh Thiam (Faculdade Amherst - Massachusetts/EUA)
Sobre o palestrante: Professor de Estudos Ingleses e Negros na Faculdade Amherst (Massachusetts/EUA), autor e editor de vários volumes sobre Negritude, Filosofia e Literatura africanas, incluindo Return to the Kingdom of Childhood: Re-envisioning the Philosophical Relevance of Negritude (O Retorno ao Reino da Infância: Revisitando a Relevância Filosófica da Negritude), o primeiro estudo com as dimensões de um livro da teoria da Negritude como filosofia de Leopold Sedar Senghor. Seu próximo livro, Epistemologies from the South: Negritude, Modernity, and the Idea of Africa (Epistemologias do Sul: Negritude, Modernidade, e a Ideia de África) será publicado pela Universidade de Kwa-Zulu Natal (África do Sul) em março de 2023.

Data: 21/11, segunda-feira

13h - Roda de conversa: Tranças, cabelos e diáspora
Instrutora: Trancista Viviana Íris
Local: Campus Bambuí, Salão Nobre

19h30 às 21h - Mesa: A quem serve a Educação para Relações Étnico-raciais
Convidados: Professores da Especialização em Educação para Relações Étnico-raciais do IFMG
Local:  Campus Bambuí, Salão Nobre - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo canal IF Negro

Data: 22/11, terça-feira

8h às 9h30 - Oficina de Capoeira
Instrutor: Marcelo Martins
Local: Campus Bambuí, Anfiteatro aberto

15h30 às 17h – Minicurso: O mito da democracia racial
Instrutor: Rafael Âmbar
Local: Campus Bambuí, Salão Nobre

19h30 – Palestra: As relações Étnico-raciais e a branquitude
Local: Campus Bambuí, Salão Nobre - Atividade híbrida com transmissão ao vivo pelo IFMG Play
Palestrante: Maristela Abadia Guimarães
Sobre a palestrante: Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Membro filiado à Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN). Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira - NUMDI/IFMT. Professora do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso. Ouvidora IFMT

25/11, sexta-feira

18h40 - Palestra: Pedagogia Crítica e Etnomatemática no Quilombo São Félix/MG
Palestrante: Denília Andrade Teixeira dos Santos
Local: Campus São João Evangelista

28/11, segunda-feira

9h40 - Roda de Conversa: “20 de novembro”: o que reconhecer e o que comemorar
Convidado: Prof. Filippe de Mello Lopes (Unipac - Barbacena e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia)
Local: Campus Bambuí - Salão Nobre

12h às 14h30 – Oficina: Tamborzada Brincante
Local: Campus Sabará
Convidado: Cláudio Emanuel dos Santos
Sobre o convidado: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Educação no Programa Conhecimento e Inclusão em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professor do Centro Pedagógico da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura e Sociedade, em Arte-educação, na área do brincar. Músico percussionista e Articulador cultural.

29/11, terça-feira

9h30 às 11h15: Vidas Negras Importam
Coletivo Negro Òmìnira (O Coletivo Negro Òmìnira leva às escolas da região de Bambuí vivências sobre a importância da educação antirracista.)
Local: Campus Bambuí se desloca para a Escola Estadual José Alzamora - Bambuí/MG.

30/11, quarta-feira

13h - Mesa: Práxis “Identidade Racial”
Participantes: Márcia Cesário, Fernanda Efrem e Elias Pedro Rosa
Local: Campus São João Evangelista

Data: 01/12, quinta-feira

13h - Roda de conversa: O quê que meu cabelo tem?
Local: Campus São João Evangelista
Convidada: Fernanda Efrem Natividade Ferreira
Sobre a convidada: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do IFMG. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, avaliação de inquéritos alimentares.

14h45 – Oficina: Feminismo Negro
Local: Campus São João Evangelista
Instrutora: Kátia Franciele Corrêa Borges (IFMG)
Sobre a instrutora: Natural de Montes Claros/MG. Graduada em História pela Unimontes. Especialista em História do Brasil e Educação a Distância. Mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes, doutora em História pela UFJF. Autora dos Livros: Santa, esposa-mãe e professora (2013) e Fiar, tecer e rezar: a história das operárias na Fábrica de Tecidos do Biribiri (2022). Desenvolve pesquisas na área História do Brasil Contemporâneo, com ênfase em História das Mulheres, Feminismos, Mundos do Trabalho e História Regional. Atuou como Coordenadora de Projetos Sociais do Orfanato de Montes Claros (2008/2009); como Professora de História da Educação Básica (2002-2007) e do Magistério Superior (2010-2022); Parecerista técnica de Material Didático para cursos de EAD (2020); Revisora dos periódicos Em tempo de Histórias e Revista Transversos. É pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero e Violência GPEG/Unimontes. Atualmente é Professora Visitante no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG (Campus São João Evangelista) onde coordena e desenvolve o projeto de pesquisa Hashtag(s) Movimento de Mulheres: história e discursos dos novos ativismos femininos na rede.

Data: 2/12, sexta-feira

18h - Mostra de animação e debate (inspirada no livro Cidadania Negada)
Condutora: Sandra Regina Amaral
Local: Campus São João Evangelista

registrado em: