Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para Exame de Proficiência

Abertas as inscrições para Exame de Proficiência

publicado: 09/08/2023 17h37, última modificação: 09/08/2023 17h41

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Congonhas lança o edital para o Exame de Proficiência, oferecendo aos alunos a oportunidade de comprovar suas habilidades em disciplinas específicas. Este exame, regulamentado por um conjunto de disposições preliminares, busca avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, e o processo traz diversas informações relevantes para aqueles que desejam participar.

O Exame de Proficiência será supervisionado e administrado pelo professor responsável pela disciplina ou por outro docente indicado pelo departamento competente.

A avaliação consistirá em uma prova escrita discursiva e/ou prática, valendo 100 pontos. As questões serão baseadas na ementa da disciplina de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, onde também são encontradas as indicações bibliográficas pertinentes. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) estão acessíveis no site do IFMG Campus Congonhas.

Para ser considerado apto, o aluno deve obter no mínimo 60% dos pontos. Alunos previamente reprovados na disciplina ou em exames de proficiência anteriores não podem solicitar a participação.

Ao se inscrever no processo, o estudante está reconhecendo que está ciente e concorda com todas as informações contidas no edital.

As inscrições estão abertas de 09 a 13 de agosto de 2023, e devem ser realizadas através dos seguintes links:

DAS DISCIPLINAS PASSÍVEIS DE PROFICIÊNCIA:

Para alunos de Engenharia de Produção: Desenho Técnico I, Desenho Técnico II; Fundamentos de Administração; Programação de Computadores I; Química Geral; Automação Industrial; Custos Industriais e Contabilidade Gerencial; Gerenciamento de Projetos; Gestão Ambiental; Gestão da Qualidade; Gestão de Pessoas; Segurança do Trabalho; Organização do trabalho e ergonomia; Organização, ergonomia e segurança do trabalho; Logística; Sistemas Minero-metalúrgicos.

Para alunos de Engenharia Mecânica: Desenho Técnico, Desenho Computacional, Programação de Computadores, Metrologia e Modelamento Mecânico (3D).

Para alunos da Licenciatura em Física: Introdução ao Cálculo, Leitura e Produção de Textos, Geometria Analítica, Inglês Instrumental, Fundamentos de Informática, Álgebra Linear e Cálculo A.

Para alunos da Licenciatura em Letras: Disciplinas do semestre em andamento ou de anteriores (para caso de ingressantes pelo Edital de Transferências e obtenção de Novo Título).

Alunos do curso de Engenharia de Produção devem justificar a necessidade da solicitação durante o ato de inscrição, anexando os comprovantes correspondentes. As justificativas serão avaliadas pelo coordenador do curso, que emitirá parecer deferindo ou indeferindo. Estudantes de Engenharia de Produção têm a possibilidade de solicitar participação em exames de proficiência de até 2 disciplinas por edital.

Essas são apenas algumas das informações essenciais presentes no edital do Exame de Proficiência do IFMG Congonhas. Os alunos interessados devem conferir o edital completo no site oficial para obter todos os detalhes e garantir uma participação bem-sucedida:

EDITAL 28/2023 - PROCESSO DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFMG CAMPUS CONGONHAS

registrado em: