Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para o Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada
conteúdo

Notícias

Abertas inscrições para o Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada

publicado: 02/10/2018 15h30, última modificação: 03/10/2018 21h34

Estão abertas, até o dia 22 de outubro, as inscrições para o Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada a partir das seguintes linhas de pesquisa: Pesquisa Aplicada, sem a necessidade de geração de inovação (A), e Desenvolvimento de Tecnologia Social (B).

As inscrições devem ser feitas pela plataforma Suap (https://suap.ifmg.edu.br) pelo coordenador do projeto que deve ser, obrigatoriamente, um servidor mestre ou doutor do quadro permanente do IFMG. Professores visitantes poderão atuar como coautores em propostas, não podendo submeter propostas como coordenadores de projetos. Cada pesquisador poderá apresentar e ser responsável por apenas uma proposta.

O projeto deve ter mérito técnico-científico e apresentar viabilidade técnica e econômica. Além disso, é preciso indicar os aspectos inovadores da proposta (validação de metodologias, ampliação de pesquisas já consolidadas, novas tecnologias, aperfeiçoamento de produtos e/ou processos, etc) e os produtos a serem desenvolvidos durante sua vigência (produção bibliográfica, patentes, registro de softwares, experimentos, etc).

O processo seletivo envolverá as etapas de análise da documentação (eliminatória); análise do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória); viabilidade econômica (eliminatória); e avaliação do currículo lattes (classificatória). Os projetos devem apresentar ainda o plano de trabalho dos bolsistas, cujas bolsas estarão disponíveis nas modalidades Iniciação Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico.

As bolsas terão duração de até 12 meses de acordo com a modalidade. Ao todo, os recursos financeiros do edital são da ordem de R$ 450 mil, destinados a custeio, capital e bolsas. O Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa aplicada visando a solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais e/ou regionais.

Edital 065/18 - Pesquisa Aplicada (formato.pdf, tamanho 8,62 MB)

registrado em: