Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto o Edital para Seleção de Monitores no IFMG Campus Congonhas: Oportunidade de Apoio Pedagógico e Aprendizado

publicado: 21/08/2023 14h19, última modificação: 21/08/2023 14h19

O Instituto Federal Minas Gerais Campus Congonhas – MG, por meio da Diretoria de Ensino, torna público o Edital de Abertura No 02/2023, que estabelece as diretrizes para o processo de seleção de monitores do Programa de Monitoria para o segundo semestre de 2023, de acordo com as disposições da Instrução Normativa 01 de 03 de fevereiro de 2020.

1. SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Monitoria do Instituto Federal Minas Gerais Campus Congonhas tem como objetivo proporcionar apoio pedagógico aos estudantes regularmente matriculados nos cursos oferecidos pela instituição.

2. FINALIDADE DO EDITAL

Este edital tem por finalidade abrir o processo seletivo para a escolha de monitores que auxiliarão nas disciplinas listadas no Anexo I.

3. MODALIDADES DE MONITORIA

Os estudantes poderão participar da monitoria de forma remunerada, por meio da concessão de bolsas, ou de forma voluntária, sem compensação financeira. As modalidades de monitoria são as seguintes:

• Monitoria SUP: Destinada a estudantes de graduação do IFMG, com dedicação de 10 horas semanais. A bolsa remunerada é de R$275,00.

• Monitoria EM: Voltada para estudantes dos cursos técnicos do IFMG, com dedicação de 10 horas semanais. A bolsa remunerada é de R$200,00.

4. INSCRIÇÕES

Estudantes regularmente matriculados no IFMG Campus Congonhas podem se inscrever, desde que não estejam recebendo outra bolsa do IFMG, exceto bolsas de caráter socioeconômico. As inscrições estarão abertas no período de 16de agosto até o dia 21 de agosto de 2023. Os interessados devem enviar um e-mail para o docente responsável (conforme Anexo I), com as informações solicitadas no edital.

5. PROCESSO SELETIVO

A seleção dos monitores será realizada entre 22 e 30 de agosto de 2023, sob a responsabilidade do docente da disciplina. Os critérios e procedimentos de seleção serão divulgados pelo professor responsável, e o resultado final será anunciado até o dia 31/08/2023.

6. ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS MONITORES

Os monitores selecionados terão responsabilidades como auxiliar os professores nas atividades pedagógicas, manter registros de frequência, elaborar relatórios e cumprir a carga horária semanal determinada.

7. ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS DOCENTES-ORIENTADORES

Os professores-orientadores terão a responsabilidade de selecionar, orientar e acompanhar os monitores, além de elaborar planos de trabalho mensais e prestar informações à Diretoria de Ensino.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

Eventuais situações não previstas no edital serão encaminhadas à Direção de Ensino para análise e providências adequadas.

EDITAL DE ABERTURA Nº 02/2023 DE 16 DE AGOSTO DE 2023 - PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE MONITORIA 2023.2 + ANEXO I

registrado em: