Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Congonhas podem solicitar Auxílio de Inclusão Digital

Alunos do Campus Congonhas podem solicitar Auxílio de Inclusão Digital

publicado: 19/05/2021 15h43, última modificação: 19/05/2021 15h43

Os alunos dos cursos técnicos e de graduação do IFMG Campus Congonhas podem solicitar o Auxílio de Inclusão Digital. O benefício é oferecido durante o período do Ensino Remoto Emergencial buscando proporcionar as condições necessárias de acesso a todos os estudantes.

São oferecidos dois tipos de auxílio: serviços de acesso à internet (Tipo 1) e aquisição de equipamentos (Tipo 2). Na primeira categoria, os contemplados receberão mensalmente o valor de R$ 100 pelo período de dozes meses. Já para o auxílio Tipo 2, os valores variam de R$600 a R$1.200 e será concedido em cota única, devendo comprovar a aquisição do equipamento por meio de nota fiscal ou outro documento comprobatório.

Podem participar do processo seletivo, os alunos regularmente matriculados. Prioritariamente estudantes com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio e/ou oriundos da rede pública de educação básica que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico.

As inscrições estão abertas de forma contínua. Para se inscrever, é necessário acessar o Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE), se cadastrar, preencher o Questionário do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial disponível no menu Meu Cadastro do perfil do estudante e anexar a documentação comprobatória. Sendo que a inscrição do estudante neste edital está condicionada ao seu encaminhamento prévio por parte de um profissional do IFMG.

Para realizar o cadastro no SSAE os estudantes deverão enviar e-mail com seu nome completo e CPF para ssocial.congonhas@ifmg.edu.br solicitando a liberação para receber as orientações sobre os critérios para habilitação do cadastro no SSA. A concessão dos auxílios será realizada mediante análise socioeconômica realizada pelo Núcleo de Assistentes Sociais do IFMG (NASIFMG).

O estudante deverá utilizar o auxílio para adquirir ou ampliar recursos e/ou serviços que lhe possibilitem acesso às atividades escolares não presenciais devido à pandemia de Covid-19. O Auxílio de Inclusão Digital poderá ser cumulativo com outras modalidades de auxílio e bolsas.

Edital 06/2021 - Processo Seletivo de Fluxo Contínuo para Concessão de Auxílio(s) de Inclusão Digital Emergencial do Programa de Assistência Estudantil 2021 - Campus Congonhas

Anexo I-A - Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 1

Anexo I-B - Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2

Anexo II - Declaração de não atividade remunerada

Anexo III - Declaração de rendimentos

Anexo IV - Declaração sobre o exercício ou não exercício de atividade remunerada para aposentados

Anexo V - Declaração de ajuda financeira de terceiros

Anexo VI - Declaração de pensão alimentícia

Anexo VII - Recurso de revisão da avaliação socioeconômica

Anexo VIII - Declaração de titularidades de contas bancárias

Anexo IX - Declaração do trabalhador rural

Anexo X - Declaração de esclarecimento de propriedade de imóvel

Anexo XI - Autodeclaração de dificuldade de acesso digital às atividades de ensino remoto emergencial

Termo de Compromisso de Adesão

Todas as dúvidas e informações podem ser esclarecidas através dos seguintes canais de comunicação: e-mail para esclarecimento de dúvidas e envio de orientações: ssocial.congonhas@ifmg.edu.br Whatsapp: (31)3731-8100.

Sobre o Programa de Assistência Estudantil

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) tem como objetivo, entre outros, contribuir para a promoção da inclusão social pela educação e minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos ofertados pelo IFMG.

Arquivos que podem te auxiliar para utilizar o Sistema SSAE:

Orientações Primeiro Acesso

➤ Manual de Orientação do Aluno