Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Curso de Física realizam visita na Usina Nuclear de Angra

Alunos do Curso de Física realizam visita na Usina Nuclear de Angra

publicado: 14/08/2018 13h59, última modificação: 14/08/2018 13h59

Em junho, mais de 40 alunos do Curso de Física (Licenciatura) realizaram uma visita técnica na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) em Angra dos Reis – Rio de Janeiro, formada pelo conjunto das Usinas Nucleares Angra I, Angra II e Angra III (em construção).

Além da interação entre os alunos, a visita proporcionou a ampliação do conhecimento do funcionamento da usina e do processo produtivo da energia nuclear, além da observação de procedimentos práticos que envolvem Física Moderna e Física Nuclear, complementando os conceitos trabalhados em sala.

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto pertence à empresa Eletrobras Eletronuclear, criada em 1997 para operar e construir as usinas termonucleares do país. Hoje, responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil, proporção que se ampliará consideravelmente quando Angra III estiver concluída. Pelo sistema elétrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do país e corresponde, por exemplo, a mais de 30% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente estão em operação as usinas Angra I, com capacidade para geração de 640 megawatts elétricos; Angra II, 1350 megawatts elétricos; e Angra III que está prevista para 1405 megawatts elétricos. O Plano Nacional de Energia (PNE 2030) que subsidia a formulação da estratégia do País para a expansão da oferta de energia até 2030 aponta a necessidade da construção de novas centrais nucleares nas regiões Nordeste e Sudeste.

Saiba mais sobre a produção e geração de energia nuclear - Energia Nuclear em 2 minutos (arquivo .mp4, tamanho 18,3MB)

registrado em: