Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Curso de Física realizam visita técnica em museu e centro de pesquisa

Alunos do Curso de Física realizam visita técnica em museu e centro de pesquisa

publicado: 11/12/2019 14h57, última modificação: 18/12/2019 15h35

Os alunos do curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas realizaram, em novembro, uma visita técnica ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e ao Instituto de Ciências Exatas (ICEX) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que teve como objetivo estimular o conhecimento e a aplicação dos conteúdos além da sala de aula.

Para o professor Arilson Paganotti, que participou da visita junto aos professores Jefferson Suela e Alfredo Melk, “além de possibilitar a interação dos alunos, a visita técnica desperta a curiosidade por áreas de conhecimento que às vezes não são aprofundadas ao longo do curso”.

No Museu de Ciências Naturais, os alunos tiveram contato com diversos aspectos da história da Ciência e puderam conhecer um planetário inflável com uma descrição detalhada de planetas e constelações que compõem o Sistema Solar.

Já na UFMG, foi realizada a palestra “A UFMG no Céu: um relato sobre a descoberta dos aglomerados estelares UFMG 1, UFMG2 e UFMG3”, com o professor e pesquisador na área de Astrofísica, prof. Wagner Corradi. A descoberta é fruto da investigação sobre aglomerados de estrelas próximos do disco da Galáxia, onde o ambiente tem alta densidade estelar e dificulta a identificação de tais objetos, utilizando dados do satélite espacial GAIA.

. . . . . .