Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Congonhas são premiados em Olimpíada Empreendedora do SEBRAE
conteúdo

Notícias

Alunos do IFMG Campus Congonhas são premiados em Olimpíada Empreendedora do SEBRAE

publicado: 08/04/2021 20h32, última modificação: 08/04/2021 20h32

Um dos maiores obstáculos na educação em meio a pandemia da COVID 19 é estimular o aluno a manter-se atento e motivado diante dos conteúdos virtuais. Inspiração para produzir algo fora do currículo escolar é ainda mais desafiador, missão essa, acolhida e executada com louvor pela equipe IFnnovation, na Olimpíada Empreendedora do Sebrae Minas. 

IFnnovation é o nome da equipe do IFMG Campus Congonhas, composta por 20 alunos do Segundo ano do Ensino Médio Integrado do curso Técnico em Edificações e coordenada pela Professora Anna Marys Ferreira. Desde outubro de 2020, os alunos realizaram diferentes entregas ao longo da olimpíada e, no início de dezembro receberam a notícia da primeira colocação na etapa regional da Olimpíada empreendedora do Sebrae Minas e então, que iriam concorrer à etapa estadual, cujo o Pitch (apresentação do produto desenvolvido) foi ao vivo, sendo transmitido no canal do Sebrae no YouTube 

IFnnovation saiu vencedora mais uma vez, sendo contemplada com a segunda colocação no estado de Minas de Gerais. Ao todo, foram 73 equipes formadas por 903 alunos e 133 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 729 escolas públicas localizadas em 103 municípios mineiros 

As equipes participantes desfrutaram de uma experiência completa de aprendizagem, em que diante de um problema proposto, deveriam desenvolver um produto inovador e criativo com o intuito de prover a melhor solução para o desafio. Com isso, desenvolveram competências e habilidades empreendedoras, como trabalho em equipe, liderança, marketing, dentre outras e apresentaram com maestria uma solução, confeccionaram um Manual interativo de educação empreendedora, no qual o leitor encontra QRcodes com links de animação, posts no instagram da equipe e podcasts, todos criados e produzidos pelos alunos.  

Em toda a jornada empreendedora, os estudantes contaram com o apoio da professora Anna Marys Ferreira, que conduziu a equipe em todas as etapas. Como forma de preparo, a professora desenvolveu o espírito empreendedor por meio das atividades ministradas no curso, fazendo com que a vontade e o espírito competitivo em fazer a diferença e entregar o melhor de cada um, se fortalecesse ainda mais. Esforços estes que garantiram à equipe, colocações notórias em primeiro lugar na etapa regional e segundo lugar no estado de Minas. 

Os prêmios foram entregues aos alunos pelo SEBRAE de Conselheiro Lafaiete, representado pelo colaborador Luis Nascimento e respectivos estagiários, e também, pelo Diretor de Inovação e Tecnologia e Novos Negócios do município de Congonhas, Geordane Silva. 

O evento serviu para desenhar uma experiência completa de aprendizagem para alunos e professores, olhando para as demandas reais do seu contexto escolar, propondo soluções práticas, inovadoras e criativas com os recursos que estão ao alcance de suas mãos, levando assim, essa equipe a obter o sucesso nesta jornada. 

Segundo os alunos vencedores, “Uma olimpíada empreendedora certamente exige dos participantes, como pessoas ou como um time. Por conseguinte, habilidades não trabalhadas no dia a dia da nossa comunidade foram desenvolvidas, as quais serão levados para vários âmbitos em nossas vidas. Por meio dessa experiência aprimoramos soft skills, como trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico e comunicação. Assim como desenvolvemos valiosas hard skills, como edição de vídeo, metodologia de pesquisa, design, vendas, gestão de projetos, escrita e entre vários outros. A oportunidade de participar do evento abriu portas para um imensurável crescimento pessoal e conjunto, mudando não só nosso meio, mas também nós mesmos.” Equipe IFnnovation. 

Conheça os membros da Equipe IFnnovation: 

Amanda Luíza Coelho Neves 
Ana Caroline de Fatima da Luz 
Augusto Gregório Cordeiro Matosinhos 
Danielle martins Chaves Barbosa 
Ester Beatriz do Carmo 
Gabriel Costa Martins 
Joana Evangelista Milord 
Júlia Mariana Santos Lobo 
Laura Beatriz Rodrigues de Oliveira 
Layza Maria de Paula Egg 
Leonardo Bernardo Rocha Santos 
Marcos Oliveira Gonçalves 
Mateus Henrique Cunha Castro 
Melissa Cristina Valadares Moreira 
Paola de Freitas Moutinho 
Paula Gabriela de Moura Esteves 
Rafaella Terezinha Cardoso de Paula 
Rainy Aparecida Serafim Ferreira 
Thais Goulart Gomes 
William Wallace Teodoro Rodrigues 

 

registrado em: