Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Congonhas realiza doação de álcool 70% para o município
conteúdo

Notícias

Campus Congonhas realiza doação de álcool 70% para o município

publicado: 24/04/2020 14h23, última modificação: 24/04/2020 16h32

O IFMG Campus Congonhas realizou hoje a doação de cerca de 300 litros de álcool 70% para o município de Congonhas. A doação foi encaminhada para a unidade do SAMU, próxima ao Campus, e para o Centro de Operações de Emergência da Secretaria  de Saúde de Congonhas que irá efetuar a distribuição para a Polícia Militar, Hospital e Postos de Saúde do município.

A ação é resultado do projeto "Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19" e parte das iniciativas desenvolvidas pelo IFMG para reforçar as ações de combate ao avanço da Covid-19.

A produção do álcool contou com a parceria da indústria de cosméticos Mutari, de Belo Horizonte, por meio de acordo de colaboração mútua, sem transferência de recursos financeiros. O IFMG se encarregou da aquisição dos insumos necessários e das embalagens e a Mutari assumiu a responsabilidade técnica de fabricação do produto.

De acordo com o diretor do Campus Congonhas, Robert Cruzoaldo, "O IFMG está trabalhando para auxiliar as instituições tanto no combate ao vírus, através  da produção de EPIs e álcool em parceria com empresas privadas, quanto tentando atenuar o impacto nos pequenos negócios, através da atuação da nossa empresa júnior. É um momento muito delicado, onde é necessário somarmos esforços para preservarmos a saúde de todos."

Projeto e Doações

A coordenadora de pesquisa do IFMG, Flávia Siqueira, explica que o álcool líquido tem a mesma função do álcool em gel, no que diz respeito à proteção contra o novo coronavírus. “A vantagem do uso do álcool em gel é diminuir o risco de incêndios, porém o Carbopol 940, ingrediente necessário na composição do álcool em gel, está em falta no mercado”, afirmou.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, foi enviado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação um plano de trabalho para produzir mais 21.000 litros de álcool 70%. “Caso sejam aprovados novos recursos pelo Governo Federal ou haja doações de insumos por empresas privadas, a produção poderá ser ampliada”, ressalta. Qualquer empresa interessada em apoiar o projeto pode entrar em contato pelo e-mail para ddi@ifmg.edu.br.

Por que o álcool 70%? 

O álcool é um microbicida com características anti-séptica e desinfetante. Porém, sua atividade antimicrobiana está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus (como o Coronavirus), resultando na sua destruição.

 Leia mais: 

Empresa Júnior participa de iniciativa para minimizar efeitos da pandemia na economia da região

registrado em: