Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado 02 - Greve nos Institutos Federais
conteúdo

Notícias

Comunicado 02 - Greve nos Institutos Federais

publicado: 12/04/2024 20h28, última modificação: 12/04/2024 20h28

O Conselho Acadêmico do IFMG campus Congonhas, em reunião realizada nesta sexta-feira, 12 de abril, considerando o ofício número 05/2024 do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE Seção Sindical IFMG, que deflagrou greve a partir do dia 09 de abril de 2024; considerando a adesão dos técnicos-administrativos; considerando a adesão de parte significativa dos docentes; considerando o posicionamento do Grêmio Estudantil e constatando a impossibilidade de dar sequência às atividades letivas, deliberou pela suspensão do calendário acadêmico, a partir do dia 15 de abril. Desta forma, as atividades administrativas e acadêmicas ficam paralisadas por tempo indeterminado. Serão mantidos os serviços essenciais a serem acordados com o comando de greve e serão publicados em breve em nossos canais oficiais. Todas as atividades impactadas terão sua reposição realizada em momento oportuno.


Em tempo, a Direção Geral do IFMG Campus Congonhas considera as pautas de reivindicação como absolutamente legítimas, que refletem a busca por uma reestruturação justa e necessária das carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE), dos Professores de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), a recomposição das perdas salariais acumuladas nos últimos sete anos e a luta também pela recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino, pois entende que o investimento na educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada, praticada nos Institutos Federais, passa, sobretudo, pela valorização dos servidores.


Esperamos que as mesas de negociação avancem para que, o mais breve possível, possamos retornar à normalidade, atendendo com excelência a mais de um milhão e meio de estudantes presentes nos 661 campi dos Institutos Federais, em 578 municípios distribuídos entre todas as 27 unidades federadas do país.

registrado em: