Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento virtual reúne entidades de todo país em prol da ciência
conteúdo

Notícias

Evento virtual reúne entidades de todo país em prol da ciência

“Marcha Virtual pela Ciência” contará com atividades e transmissões ao vivo nas redes sociais durante o dia 7 de maio. Objetivo é alertar a sociedade para a importância da ciência no enfrentamento da Pandemia da Covid-19
publicado: 07/05/2020 10h23, última modificação: 07/05/2020 10h23

Nesta quinta feira, 7, as redes sociais de importantes entidades brasileiras ligadas à ciência, tecnologia e inovação estarão voltadas para a “Marcha Virtual pela Ciência”, evento organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O movimento tem o objetivo de alertar, por meio de debates e outras atividades transmitidas ao vivo pelo Facebook e Youtube da SBPC, sobre as importantes contribuições da ciência para o combate ao coronavírus. Além disso, a marcha ainda busca ressaltar a importância do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A abertura do evento acontecerá às 8h e será presidida pelo presidente da SBPC, Prof. Ildeu Moreira. Em seguida, os professores Débora D’Ávila (UFMG), Prof.Leonardo Gabriel (CEFET), Profa. Valéria Raimundo (UFMG) e Prof. Yurj Castelfranchi (UFMG) debaterão sobre a divulgação científica em tempos de pandemia. Na parte da tarde, o tema será "A Ciência no Parlamento" com participação dos professores Valder Seffen Jr (UFU-FORIPES), Prof. Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Prof. Beatriz Cerqueira (Dep. Estadual – Presidente da Comissão de Educação e C&T da ALMG) e Profa. Margarida Salomão (Dep. Federal – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades). Os interessados em interagir com os palestrantes podem acessar a sala virtual pelo link https://zoom.us/j/3089236667  

 

Além disso, dois painéis de debate são as atividades principais do dia. No primeiro deles, realizado das 10 às 12h nas mídias sociais da SBPC, médicos e pesquisadores da área da saúde de importantes universidades do país vão discutir as diretrizes atuais do enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Já no segundo encontro, que ocorrerá na parte da tarde, das 15 às 16h30, gestores de entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação conversam sobre os desafios da área no atual momento do país. 

Além dos debates, a marcha também propõe a realização de “twitaços” com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil para a importância do direcionamento adequado de recursos para o desenvolvimento da área no Brasil. A mobilização no Twitter acontecerá em dois momentos. O primeiro será realizado de 12 às 12h30, e o segundo, de 18 às 18h30. 

Participação do IFMG

Segundo a organização do evento, entidades que queiram participar podem publicar conteúdos em suas redes sociais e promover eventos online que abordem os eixos centrais da marcha. Esse é o caso do IFMG. Segundo Flávia Siqueira, coordenadora da Pesquisa do Instituto, ao longo do dia serão divulgados, por meio das redes sociais da Instituição, conteúdos relacionados à ações desenvolvidas no âmbito do IFMG diretamente ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Além disso, Flávia ainda apresenta outra forma de participação do IFMG. Segundo a coordenadora, docentes e técnicos de diversos campi do Instituto, que trabalham diretamente com pesquisa e projetos científicos, gravaram vídeos destacando ações realizadas nas unidades, como laboratórios de pesquisa, grupos de estudos e projetos de extensão. A série de vídeos já está disponível no IFMG Play, canal do Instituto Federal de Minas Gerais no Youtube. Esse conteúdo pode ser acessado CLICANDO AQUI.

“O interesse pela participação do IFMG na marcha surgiu a partir da necessidade de mobilizarmos a sociedade, demonstrando a importância do investimento em Ciência e Tecnologia, especialmente no momento emergencial de saúde pública que vivemos”, destaca Flávia. A servidora ressaltou ainda a importância de projetos de pesquisa para o desenvolvimento de áreas como saúde e educação no país. 

Confira as hashtags para participação nos twitaços 

#paCTopelavida

#fiquememcasacomaciencia

Acesse o site da “Marcha Virtual pela Ciência” e conheça os canais oficiais para realização do evento. Site: http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/

Marcha pela Ciência em Minas 

YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC_Lq80qbzxZP4HaDlozP5dA  

Facebook: Facebook.com/marchapelacienciamg

Twitter: Twitter.com/marchacienciaminas

Instagram: @marchapelacienciaminas

registrado em: