Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Congonhas Abre Processo de Seleção de Bolsistas para Programa de Bolsas de Extensão - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ESPORTE E LAZER (PIEL)

publicado: 11/08/2023 15h47, última modificação: 11/08/2023 15h47

O Setor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Congonhas, anuncia a abertura do processo de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão, conhecido como PIBEX JR. O programa visa proporcionar aos alunos a oportunidade de participar ativamente de projetos de extensão, promovendo a integração entre a instituição e a comunidade externa.

O Edital 10/2023, divulgado pelo IFMG Campus Congonhas, contempla a distribuição de bolsas de Extensão para cada Projeto de Extensão inscrito no edital 09/2022, intitulado "SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ESPORTE E LAZER". De acordo com o edital, essas bolsas estão disponíveis para alunos dos cursos técnicos nas modalidades Concomitante e Integrado.

As bolsas terão vigência no período de agosto a dezembro de 2023, proporcionando aos alunos a oportunidade de se envolverem em atividades de extensão que contribuem para o enriquecimento da formação acadêmica e a interação com a comunidade.

Processo de Inscrição e Requisitos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos Concomitantes e Integrados do IFMG - Campus Congonhas podem se candidatar às bolsas de Extensão. O período de inscrição é de 09 de agosto a 14 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no site do campus, acessível pelo link https://forms.gle/mbXnMPyeP4okej9N7.

Cada aluno tem a oportunidade de se inscrever em até dois projetos, conforme a lista de projetos abaixo:

Projetos Disponíveis:

1. Projeto: Escola brincante: a comunidade viva a partir de estratégias lúdicas

• Coordenador: Rodrigo de Oliveira Gomes
  2. Projeto: IF em Movimento - Práticas Corporais

• Coordenador: Fabrício Neves Mendonça

Os candidatos a bolsas de Extensão devem atender aos seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado no IFMG - Campus Congonhas;
  • Ter disponibilidade mínima de 10 horas semanais para dedicação ao projeto, sem prejudicar as atividades pedagógicas do curso;
  • Não possuir vínculo com outras bolsas de fomento provenientes de órgãos públicos, exceto bolsa de Assistência Estudantil;
  • Ter cumprido seus compromissos junto à Instituição, independente do tipo de bolsa ou recurso recebido anteriormente.

O processo seletivo constará de uma etapa única de caráter eliminatório e classificatório. Cada professor(a) orientador(a) entrará em contato com os candidatos inscritos por e-mail e será responsável pela organização e aplicação da seleção dos bolsistas.

Calendário:

• Inscrição dos candidatos: 09/08/2023 a 14/08/2023
  • Seleção dos candidatos: 15/08/2023
  • Publicação dos resultados: 17/08/2023
  • Início das atividades: 18/08/2023
  • Vigência das bolsas: 18/08/2023 a 22/12/2023

Os projetos de Extensão serão financiados por recursos internos do IFMG - Campus Congonhas. Os alunos selecionados para participar do Programa Institucional de Bolsa de Extensão, conhecido como bolsistas PIBEX JR., receberão um auxílio no valor de R$ 280,00 (duzentos reais).

O programa proporciona uma oportunidade valiosa para os estudantes não apenas aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, mas também contribuírem de forma significativa para a comunidade por meio das atividades de extensão.

Este processo de seleção reafirma o compromisso do IFMG - Campus Congonhas em promover a interação entre a educação e a sociedade, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e colaborativa por meio de projetos de extensão que têm impacto real.

Para mais informações, acesse o edital completo:

EDITAL 10 /2023 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ESPORTE E LAZER (PIEL)

Não perca essa oportunidade de expandir seus horizontes acadêmicos e contribuir para a comunidade!

registrado em: