Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança edital para selecionar ações de combate à Covid-19

IFMG lança edital para selecionar ações de combate à Covid-19

Projetos apresentados por servidores vão compor proposta a ser submetida em edital de âmbito nacional para captar recursos junto ao Conif e à Setec. Inscrições devem ser feitas até 22 de abril.
publicado: 17/04/2020 12h08, última modificação: 17/04/2020 12h08

O IFMG torna pública a seleção de projetos com vistas à obtenção de recursos para ações emergenciais de combate à Covid-19. Os projetos selecionados vão compor uma proposta a ser submetida em edital de âmbito nacional, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com o objetivo de apoiar financeiramente a execução de atividades de pesquisa e/ou extensão tecnológica.

De acordo com o edital do IFMG, as propostas referentes à pandemia devem envolver soluções inovadoras para a produção de: equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico; tecnologias para a melhoria dos serviços do SUS; e tecnologias inovadoras para solucionar uma série de dificuldades, como o acesso ao alimento, o isolamento social, os problemas emocionais e a educação online. Vale destacar que a seleção não tem por objetivo a disponibilização de recursos para a produção de álcool, máscaras, protetores faciais e sabão.

Submissão das propostas e bolsas

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa e ou de extensão, desenvolvimento e inovação e encaminhadas, pelo coordenador do projeto, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, pelo e-mail prppg@ifmg.edu.br com o título “PROPOSTA CHAMADA INTERNA IFMG CONTRA O COVID-19” até às 23:59 do dia 22 de abril.

Para a submissão, é necessário enviar projeto identificado, currículo Lattes atualizado do coordenador e formulário de pontuação de títulos (Anexo II do edital). Os interessados deverão formar uma equipe de trabalho e definir qual será a estrutura do projeto, considerando a função e responsabilidade dos membros: coordenador do projeto, colaborador e estudante.

Cada servidor do IFMG pode submeter quantas propostas desejar, sendo que o documento deverá conter identificação, resumo, objetivos e metas, justificativa, produto a ser entregue, coordenador e equipe, memorial acadêmico, orçamento detalhado, cronograma de execução, e resultados e impactos esperados. Os projetos devem prever a entrega de produtos, serviços ou processos inovadores com prazos rápidos, conforme cronograma do edital.

Serão disponibilizadas bolsas, as quais serão pagas pelo período máximo de quatro meses a contar da data de liberação do recurso. Cada projeto poderá vincular o pagamento de bolsas para até dois estudantes (ver edital).

Avaliação e financiamento

As submissões ao edital serão avaliadas e classificadas, quanto ao mérito técnico-científico, viabilidade econômica e sua adequação orçamentária, por Comissão Avaliadora designada em portaria do reitor. A relação dos aprovados será divulgada no portal do IFMG.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos no montante global de até um milhão de reais, financiados com recursos via TED disponibilizado pelo Conif/Setec. O edital em questão tem como objetivo selecionar quatro projetos para concorrer como proposta do IFMG a edital nacional. A contratação dependerá da aprovação da proposta do Instituto.

Cronograma do edital

Edital 15/2020 - Seleção de projetos em combate ao Covid-19 (formato.pdf, tamanho 85 KB)

Anexo I - Modelo de proposta (formato.doc, tamanho 64 kB)

Anexo II - Avaliação do currículo Lattes (formato.doc, tamanho 66 KB)