Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2021 do Curso de Licenciatura em Física

publicado: 03/05/2021 11h08, última modificação: 03/05/2021 11h08

Estão abertas até o dia 06 de maio as inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID, destinado aos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas. Devido às medidas de proteção em relação ao COVID-19, tanto as inscrições como o processo seletivo serão realizados de forma remota. Logo, o candidato deverá solicitar a inscrição mediante o preenchimento de formulário online.

O programa visa aprimorar a formação dos futuros docentes promovendo a integração entre o ensino superior e a Educação Básica, ao inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, de forma que possam participar das experiências metodológicas e práticas docentes articuladas com a realidade local.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e enviar para : pibidfisica.congonhas@ifmg.edu.br a documentação prevista no edital.

A seleção dos candidatos será realizada mediante análise dos dados da ficha de inscrição, de um vídeo de até cinco minutos, produzido pelo candidato, descrevendo as intenções em participar do projeto PIBID e como ele pretende atuar, contribuindo com o Ensino de Física no cotidiano das escolas vinculadas ao projeto.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados e frequentando o curso de Licenciatura em Física, não ter concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso e ter, pelo menos, 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às atividades do PIBID, entre outras condições previstas no edital.

Ao todo, são 14 bolsas para o Cadastro de Reserva/Voluntário, subprojeto Física. As vagas somente serão distribuídas sob condição de liberação de bolsas pela CAPES ou substituição dos bolsistas atuais que atuam no projeto. O Cadastro de reserva não garante disponibilização de vagas.

As bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), serão concedidas, mensalmente, pelo MEC/CAPES, com previsão de início em junho de 2021 e duração máxima de 18 meses.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), mantido pela Secretaria de Educação Superior (SESU), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Inscreva-se aqui

Edital 04/2021 - Processo seletivo para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (format.pdf, tamanho 328 KB)

registrado em: