Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

publicado: 13/08/2020 12h36, última modificação: 13/08/2020 12h36

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para professores de escolas públicas de Educação Básica que tenham interesse em atuar como supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acompanhando e orientando as atividades voltadas para a alfabetização, desenvolvidas juntamente com estudantes da graduação dos Cursos de Licenciatura em Física e Letras do IFMG Campus Congonhas na escola-campo. 

O PIBID visa aprimorar a formação dos futuros docentes ao fomentar sua participação em experiências metodológicas e práticas docentes nas escolas locais da rede pública de educação, promovendo a integração entre a Educação Superior e Educação Básica.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição online e enviar por e-mail toda a documentação necessária. A seleção será feita por meio de análise de documentos, Carta de Intenção e Entrevista Remota. As escolas participantes do projeto são: Escola Estadual Barão de Paraopeba e Escola Estadual Lamartine de Freitas, em Congonhas, e Escola Estadual Monsenhor Horta, em Conselheiro Lafaiete.

Serão disponibilizadas duas vagas para bolsistas por núcleo (Física e Letras) e outras duas vagas para cadastro de reserva, também disponibilizadas por núcleo. As bolsas, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) serão concedidas, mensalmente, pelo MEC/CAPES, com previsão de início ao longo do segundo semestre de 2020, com duração total de 18 meses.

Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos, possuir graduação em Física ou Letras, de acordo com o núcleo, na modalidade Licenciatura; ter experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na Educação Básica; atuar como professor na área do subprojeto (Física ou Letras) nas escolas-campo indicadas no Edital e ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), mantido pela Secretaria de Educação Superior (SESu), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Clique aqui para acessar o link para as inscrições de candidatos destinadas ao núcleo do Curso de Física

E-mail para envio de documentação de candidatos destinados ao núcleo do Curso de Física: pibidfisica.congonhas@ifmg.edu.br

 

Clique aqui para acessar o link para as inscrições de candidatos destinadas ao núcleo do Curso de Letras

E-mail para envio de documentação de candidatos destinados ao núcleo do Curso de Letras:  pibidletrascng@gmail.com

 

Edital 09/2020 – Processo seletivo para supervisores do PIBID (formato.pdf, tamanho 226 KB)

registrado em: