Notícias
Palestra sobre Autorregulação Emocional marca o início do projeto Conexão Inclusiva promovido pelo NAPNEE
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) deu início, nesta semana, ao projeto Conexão Inclusiva, com a realização de uma palestra voltada ao tema “Autorregulação Emocional: mediação consciente em situações desafiadoras”. O encontro reuniu professores, estudantes e profissionais da educação, inaugurando um espaço de diálogo e formação sobre práticas pedagógicas mais humanas e acessíveis.
A palestra destacou a importância do desenvolvimento da autorregulação emocional como recurso fundamental para a construção de relações mais saudáveis no ambiente escolar. Foram apresentados caminhos práticos para que educadores e estudantes reconheçam e administrem emoções em situações de conflito ou pressão, fortalecendo a convivência e ampliando as possibilidades de aprendizagem.
De acordo com a equipe do NAPNEE, o projeto Conexão Inclusiva nasce com o objetivo de aprofundar o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade, promovendo momentos formativos que favoreçam a escuta ativa e a valorização da singularidade de cada estudante.
Ao longo do semestre, estão previstas outras atividades, sempre com foco no fortalecimento da cultura inclusiva e na promoção de um ambiente escolar que acolha a diferença como elemento de importante para o desenvolvimento da formação cidadã.
Com essa primeira atividade, o NAPNEE reforça o compromisso de ser um espaço de apoio e inovação pedagógica, incentivando práticas de mediação que contribuam para o desenvolvimento integral dos estudantes.
