Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pibidianos e Residentes dos cursos de Licenciatura em Física e Letras do IFMG campus Congonhas participam do IX Encontro Institucional PIBID e III Encontro de Residência Pedagógica do IFMG

publicado: 01/04/2024 10h22, última modificação: 02/04/2024 15h14

Após meses de preparação para o IX Encontro Institucional PIBID e III Encontro da Residência Pedagógica do IFMG, os(as) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, do IFMG Campus Congonhas, participaram do evento nos dias 22 e 23 de março de 2024, sediado no Campus Ouro Branco, e contou também com a participação dos residentes do Programa Residência Pedagógica no Subprojeto de Física, e também dos alunos da Residência Pedagógica da Letras.

A atual edição do PIBID teve início no mês de novembro de 2022 em vários campi do IFMG, assim como nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Ao longo desses quase 18 meses, o programa foi coordenado pelo Prof. Rafael Batista Andrade, atendendo 3 escolas estaduais da região: Escola Estadual Feliciano Mendes (Congonhas-MG), com a supervisão da Profa. Laine Ulisses de Jesus; Escola Estadual Lamartine de Freitas (Congonhas-MG), com a supervisão das professoras Lília Alves de Oliveira Costa e Janice Imaculada da Cunha; e Escola Estadual Isaura Ferreira (Conselheiro Lafaiete-MG), com a supervisão das professoras Carla do Carmo Pinto e Janice Imaculada da Cunha.

O campus Congonhas participa do programa de Residência Pedagógica desde 2018 e pela primeira vez  conseguiu compor um núcleo completo com 15 residentes do curso de Licenciatura em Física, orientados pela Professora Vivienne D. Falcão.  Nesta edição do Programa Residência Pedagógica, os residentes do curso de Licenciatura em Física estiveram ao longo de 18 meses presentes em escolas de Congonhas e Conselheiro Lafaiete. Foram desenvolvidas atividades referentes ao Subprojeto de Física pelos residentes com alunos da E.E. Lamartine de Freitas, sob a supervisão do preceptor Prof. Jean Carlos Ferreira, na E.E. Barão de Paraopeba, com o preceptor Prof. Dênis Marques e na E. E. Prof. Astor Vianna, com o preceptor Prof. Saulo Pereira. Durante o evento foram realizadas três apresentações orais nas mesas temáticas e publicados 3 resumos expandidos, referentes à experiência dos residentes nas escolas.

No dia 22 de março, todos se admiraram com o cuidado que a comissão organizadora teve com o evento. Ouro Branco acolheu os participantes com muito carinho e profissionalismo, além de uma excelente recepção e uma Cerimônia de Abertura fantástica. Com o mesmo espírito, no dia 23 de março, os estudantes e professores participaram dos minicursos em que haviam se inscrito com antecedência, quando o vasto leque de opções tinha sido disponibilizado. Nesse mesmo dia, a partir das 10:00, ocorreram as apresentações de trabalho dos pidianos(as). Do curso de Letras do Campus Congonhas, houve 5 apresentações de autoria conjunta, cujos relatos de experiência podem ser acessados a partir de agora no link abaixo.

registrado em: