Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2021/1: IFMG divulga regras para a avaliação de desempenho escolar

Neste ano, a seleção para os cursos técnicos oferecidos pelo IFMG, com início no 1º semestre letivo de 2021, será realizada por meio da análise do histórico escolar. Em breve, estarão abertas as inscrições.
publicado: 17/11/2020 16h20, última modificação: 17/11/2020 16h20

Como medida de prevenção da pandemia do novo Coronavírus, o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos com início previsto no 1o semestre de 2021 será realizado por Avaliação de Desempenho Escolar. Ao invés da aplicação de provas, a seleção será feita com base na análise do histórico escolar dos candidatos ou documento equivalente.

Para os Cursos Técnicos Integrados, os estudantes deverão providenciar, nas escolas em que cursaram o Ensino Fundamental, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos. Já para os Cursos Técnicos Subsequentes, os candidatos deverão apresentar documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Tais documentos deverão ser apresentados no ato da inscrição, portanto os interessados em participar do processo seletivo já devem entrar em contato com as respectivas escolas (que exigem um prazo para emitir documentos) para providenciar os mesmos. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, confira a tabela de equivalência.

Documentos válidos obrigatórios para a inscrição:

• Histórico Escolar;
• Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental para os cursos Técnicos Integrados e Ensino Médio para os cursos Técnicos Subsequentes (desde que apresentem as notas obtidas no Ano avaliado ou Ano correspondente).
• Para os cursos Técnicos Integrados, declaração escolar, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática ao final do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental ou Ano/Série correspondente. Para os Cursos Técnicos Subsequentes, as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática ao final do 1º e 2º Anos do Ensino Médio ou Ano/Série correspondente. Clique aqui e confira o modelo de declaração.

Processo Seletivo: cursos e campi

Dos 18 campi do IFMG, 15 vão aderir a esse processo seletivo neste momento: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista. Já os campi em Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia farão a oferta de vagas posteriormente, em modelo ainda a ser definido, assim como as datas.

No Campus Congonhas, serão ofertadas vagas para os Cursos Técnicos Integrados em Edificações, Mecânica e Mineração. Também são ofertadas vagas para os Cursos Técnicos Subsequentes em Edificações, Mecânica e Mineração. Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio se destinam aos alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental e o técnico subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem deseja uma formação técnica, mesmo já tendo finalizado o Ensino Médio.

Cursos de Graduação: Os processos seletivos para ingresso de estudantes nos cursos de graduação ofertados pelo IFMG não serão alterados. As vagas para os cursos de graduação serão ofertadas pelo Sisu e também por processo seletivo interno que utiliza notas obtidas no Enem. No Campus Congonhas serão ofertadas vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Produção, Licenciatura em Física e Letras.

IMPORTANTE: Em breve, será divulgado o edital contendo detalhes mais específicos sobre a Avaliação de Desempenho Escolar, informações referente às inscrições e o cronograma completo, tanto para cursos técnicos quanto para os cursos de graduação.
registrado em: