Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Congonhas é premiada no Festival de Curtinhas
conteúdo

Notícias

Professora do Campus Congonhas é premiada no Festival de Curtinhas

publicado: 17/06/2020 11h45, última modificação: 17/06/2020 11h45

A quarentena tem se mostrado um momento de estímulo à criatividade e no IFMG não tem sido diferente! Diversas atividades têm sido realizadas durante a pandemia buscando promover a interação virtual da comunidade em torno da literatura, música e cinema.

Entre diversas iniciativas, o Campus Conselheiro Lafaiete promoveu o Festival de Curtinhas “Quarentena em um minuto”, cuja vencedora na categoria Originalidade foi a professora do IFMG Campus Congonhas, Francismara Guerra, com o curta-metragem que recebeu o mesmo nome do projeto: "Quarentena em um minuto".

A iniciativa propôs que estudantes e membros da comunidade em geral transformassem, em um curta-metragem, as experiências impostas pelo isolamento social e as transformações sociais, emocionais, comportamentais provocadas pela pandemia de Covid-19 no cotidiano das pessoas.

A professora Francismara Guerra desenvolve, desde o ano passado, um projeto de extensão sobre Jogos Matemáticos destinado para crianças e, com a suspensão das atividades presenciais, propôs a criação de vídeos curtos de forma que os participantes pudessem brincar e desenvolver o raciocínio lógico em casa, com os pais ou mesmo sozinhas.

“Quando vi a divulgação do festival, comecei a refletir sobre a minha rotina e a mudança psicológica com o passar dos dias. Assim como muitas pessoas, no início, tivemos uma oportunidade de concluir ou iniciar uma ideia antiga. E, com o tempo, tendemos ao desânimo ao cair em uma rotina ociosa. Com o afastamento físico, buscamos ansiosamente por contato digital quase sempre nas redes sociais, que muitas vezes nem chega a ser humana, mas que consegue nos dar um certo alento”, afirma.

A iniciativa contou com participantes de vários estados do país, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Os dez melhores vídeos foram exibidos no canal do Youtube dedicado aos vencedores do festival em diversas categorias, como melhor filme, originalidade, revelação, entre outros.

Assista aqui o curta “Quarentena em um minuto”, vencedor na categoria Originalidade.

Conheça todos os curtas no canal do Festival de Curtinhas “Quarentena em um minuto”.

registrado em: