Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto que analisa custos logísticos é selecionado pelo Programa Internacionaliza IFMG 2017

publicado: 01/08/2017 13h33, última modificação: 25/08/2017 09h48

O projeto “Análise de trade-offs de custos logísticos: um comparativo luso-brasileiro”, da aluna do curso de Engenharia de Produção do IFMG Campus Congonhas, Ana Luiza Cordeiro, foi aprovado para participar da primeira edição do Programa Internacionaliza IFMG.

Ao considerar a importância da logística bem como sua representatividade nos custos totais de diversas organizações, o projeto propõe investigar de que forma os trade-offs de custos logísticos impactam o desempenho econômico-financeiro em um seguimento afim no Brasil e em Portugal.

A aluna Ana Luiza Cordeiro que embarcou no dia 1 de março para as terras portuguesas e estudará no Instituto Politécnico do Porto, acredita que a pesquisa poderá contribuir para a otimização do sistema logístico em ambos os países considerando a melhoria na prestação de serviços, a ampliação das receitas e a redução dos custos nas organizações.

O projeto é orientado no Brasil pela professora Renata Veloso Policarpo e, em Portugal, pela professora Maria Teresa Ribeiro. A aluna deverá realizar as atividades previstas no Plano de Trabalho do Projeto de Pesquisa aprovado e, ao final do intercâmbio no exterior, difundir o conhecimento adquirido ao longo deste período.

Nesta edição, o Internacionaliza IFMG, que disponibilizou uma vaga por campus que oferta curso superior, teve 12 projetos selecionados. O período de permanência no exterior tem duração de até cinco meses e previsão de realização entre fevereiro e junho de 2017. O estudante selecionado contará com auxílio financeiro para custear as despesas com a permanência no exterior.

O Internacionaliza IFMG, programa de mobilidade acadêmica internacional, tem como objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas e a complementação de formação acadêmica de estudantes de cursos superiores (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogos) por meio de mobilidade internacional em instituições de ensino parceiras como o Instituto Politécnico do Porto, o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Politécnico da Guarda.