Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Protótipos de pontes treliçadas são construídos pelos alunos

Protótipos de pontes treliçadas são construídos pelos alunos

publicado: 01/08/2017 13h33, última modificação: 25/08/2017 09h47

Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica desenvolveram protótipos de pontes treliçadas com palitos de picolé e surpreenderam pela eficiência dos projetos que suportaram até 137 vezes o peso de sua própria estrutura.

O trabalho, desenvolvido pela disciplina Propriedades dos Materiais, propôs a construção de uma ponte treliçada, utilizando apenas palitos de picolé e cola, a ser submetida a um teste de carga.

Para construir os protótipos, os alunos tiveram que realizar uma análise estrutural de possíveis opções e tipos de pontes treliçadas a serem modeladas, além de avaliar uma estimativa da carga de colapso.

As estruturas foram avaliadas por sua arquitetura; performance estrutural (razão do peso da estrutura pela capacidade estrutural); projeto 2D da treliça detalhado e memória de Cálculo de Estruturas Isostáticas e Resistências dos Materiais.

De acordo com o professor Tiago Simão, para realizar os projetos foi fundamental que os alunos entendessem o funcionamento de uma ponte treliçada (como cada componente individual contribui para que toda a estrutura possa suportar a carga), verificando como a qualidade da construção afeta o desempenho da estrutura.

O projeto teve como objetivo aplicar conhecimentos básicos de Mecânica bem como Propriedades e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia, projetando sistemas estruturais simples e colocando em prática o que é estudado em sala de aula.