Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicados os Editais do Processo Seletivo para o segundo semestre de 2020

Publicados os Editais do Processo Seletivo para o segundo semestre de 2020

Devido à pandemia, seleção que costumava ocorrer entre maio e junho será realizada em outubro. Para cursos técnicos, ao invés de provas ocorrerá sorteio público. No ingresso da graduação, candidatos poderão utilizar nota do Enem. Inscrições entre 1º e 16 de outubro.
publicado: 29/09/2020 15h55, última modificação: 01/10/2020 23h55

O IFMG publicou nesta terça-feira, 29 de setembro, os editais que regem o Processo Seletivo 2020/2, que vai selecionar novos alunos para cursos técnicos e superiores, para o segundo semestre letivo de 2020. Conforme os editais, o período de inscrições será entre os dias 1º e 16 de outubro. Já a taxa de inscrição terá o valor de R$ 10. As solicitações de isenção deverão ser encaminhadas nos dias 1º e 2 de outubro.

Devido à pandemia, este processo seletivo, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, será realizado em outubro. Além disso, a seleção para os cursos técnicos acontecerá, excepcionalmente, via sorteio público de vagas, no dia 29 de outubro. Portanto, os candidatos não farão provas.

Já o processo para ingresso nos cursos de graduação, assim como em anos anteriores, ocorrerá com o aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No IFMG Campus Congonhas as vagas são distribuídas entre os Cursos Técnicos Concomitantes, quando o aluno faz o Ensino Médio regular em outra escola e cursa o técnico simultaneamente no Campus Congonhas. Também há vagas para Curso Técnico Subsequente, destinados aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio, além das vagas para Curso Superior.

Os interessados em se inscrever deverão acessar o endereço de inscrições, que será disponibilizado a partir de 1º de outubro no site do IFMG. Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br

Acesse a página do Processo Seletivo 2020/2

Edital nº 55/2020 - cursos técnicos