Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba mais sobre as formas de avaliação do Processo Seletivo 2022

Saiba mais sobre as formas de avaliação do Processo Seletivo 2022

Para cursos técnicos, o IFMG irá usar a avaliação de desempenho escolar; para os superiores, vale a nota do Enem. Quatro campi também vão avaliar alguns cursos por análise de desempenho escolar.
publicado: 01/10/2021 17h38, última modificação: 01/10/2021 17h38

Nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, têm início das inscrições do processo seletivo 2022/1 do IFMG. Esta edição do vestibular oferece vagas em todos os 18 campi do IFMG, com opções de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes e cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnológicos). Confira como funciona a avaliação dos candidatos.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
Voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir) o Ensino Fundamental até a data de matrícula e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.
Serão avaliadas as notas de Português e Matemática do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental
 ou ano/série correspondente. Para tanto, será aceito histórico ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato nessas disciplinas. O documento comprobatório deve ser obtido junto à escola de origem do estudante e anexado, em formato digital, no sistema no ato da inscrição.
- Veja todos os detalhes no edital 60/2021

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES
Destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado. Neste caso, o estudante faz apenas a formação técnica no IFMG.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.
Serão avaliadas as notas de em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio
- Veja todos os detalhes no edital 60/2021

CURSOS SUPERIORES
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.
A seleção se dará de três formas:
1) Aproveitamento de notas do Enem
, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021).
2) Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para os cursos listados abaixo, dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente.
- Sobre essas duas formas de avaliação, veja todos os detalhes no edital 61/2021
3) Sisu
 (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Confira quais cursos superiores terão seleção para avaliação de desempenho escolar:

Bambuí

Física Licenciatura (Noturno)
Agronomia Bacharelado (turno Integral)
Ciências Biológicas Licenciatura (Noturno)
Engenharia de Alimentos Bacharelado (turno Integral)
Engenharia de Computação Bacharelado (turno Integral)
Engenharia de Produção Bacharelado (Integral)

Congonhas Física Licenciatura (Noturno)
Piumhi Engenharia Civil Bacharelado (turno integral)
São João Evangelista

Agronomia Bacharelado (turno Integral)