Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Bibliotecas Virtuais
conteúdo

Bibliotecas Virtuais

por marcio.pires publicado 22/04/2016 01h30, última modificação 15/06/2023 16h30

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro"

Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam
Presidente da Índia - 09/set/2003
.
.

A Biblioteca Virtual é um acervo digital composto por milhares de títulos que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo entre outras.  Além dos títulos editados pela Pearson a plataforma conta com títulos de 16 editoras parceiras: Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicologo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

Tutorial de acesso à Biblioteca Virtual via Sistema Pergamum - CLIQUE AQUI

Acesso direto - Consulta ao Acervo - CLIQUE AQUI 

 

 A Target GedWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios. Ele oferece acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas, entre elas: Normas ABNT NBR/NM; Normas Internacionais e Estrangeiras (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras); Diários Oficiais; Projetos de Norma Brasileira em Consulta Nacional; Regulamentos Técnicos/Portarias do INMETRO; Normas Regulamentadoras do MTE; Resoluções; Procedimentos ONS; Procedimentos ANVISA; Resoluções MAPA; Legislações CONAMA; etc.

Tutorial acesso à Target GedWeb via Pergamum - CLIQUE AQUI

Listagem Normas Técnicas ABNT assinadas pelo IFMG - CLIQUE AQUI

Acesso direto - Consulta ao Acervo - CLIQUE AQUI 

 

A história do Portal de Periódicos da Capes tem seu início no ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira.

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.

Seu lançamento foi marcado por uma solenidade realizada no Ministério da Educação, que contou com a presença do Ministro da Educação, o Presidente da Capes, os membros da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), representantes de instituições de ensino superior e dos provedores de informação científica.

Periódicos Capes - CLIQUE AQUI

Treinamentos online Portal de Periódicos da Capes - CLIQUE AQUI 

 

O Portal Domínio Público lançado em novembro de 2004 tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos de forma imparcial, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo a promoção e o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Portal Domínio Público - CLIQUE AQUI